Subsecretaria de Políticas sobre Drogas: uma ação pela vida

04/08/2009 13:55:12 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Valorização da vida e reestruturação de famílias. Esta é a meta da subsecretaria de Políticas sobre Drogas da prefeitura de Macaé, criada para ajudar dependentes químicos e seus familiares. De acordo com o subsecretário Élio Tavares Lessa, o objetivo do órgão é atender aos cidadãos que querem deixar a dependência química, além de trabalhar em prol da prevenção primária, com a promoção de palestras e outros meios para esclarecer a população.

- Nosso trabalho ocorre junto ao Conselho Municipal Anti-Drogas, cujas políticas são executadas pela subsecretaria – conta ele, acrescentando que o órgão público também promove fóruns, semanas de prevenção, palestras em instituições de ensino, além de comemorações a datas alusivas, como por exemplo, o Dia de Combate ao Fumo, o Dia de Combate ao Álcool ou o Dia de Combate às Drogas.

A subsecretaria também atende às solicitações do Juizado de Macaé, localizado no fórum, e do Conselho da Criança. Elio lembra que tais trabalhos sempre visam proporcionar atendimento necessário aos menores que precisam de ajuda do Poder Público.

Como é subdividida a subsecretaria

A subsecretaria municipal de Políticas sobre Drogas faz a gestão dos programas Girassol, Prevenção Primária, Prevenção Volante e Gênese, além de executar convênios com a comunidade terapêutica Shalon and Life e com a Pastoral da Sobriedade.

No programa Girassol há mais de 350 atendimentos ambulatoriais – às vezes da mesma pessoa – por mês. Já o Prevenção Primária promove capacitação profissional concernente a agentes que cuidam do problema da dependência química, além de efetuação de palestras em empresas e instituições variadas, como escolas.

O programa de Prevenção Volante realiza trabalho voltado à atuação em campo. Ou seja, pessoas capacitadas previamente dirigem-se a praças, ruas e eventos com a finalidade de aconselhar viciados para que estes busquem qualidade de vida, via tratamento adequado.

Elio comenta ainda que o programa Gênese, ligado à segunda Igreja Batista de Macaé, promove visitas nas casas particulares para efetuar tratamento por meio de prevenção ambulatorial. Isso também ocorre em sua sede, nos Cajueiros.

- Temos acordo com a organização Shalon and Life, que é uma casa terapêutica de internação para recuperar dependentes químicos, onde há capacidade para abrigar 12 internos. Lá, acontece tratamento com orientação psicológica, psiquiátrica e social em benefício dos internos e de suas famílias - explica ele.

Sobre a Pastoral da Sobriedade, Elio ressalta que o convênio com tal organização que luta pela vida e contra a dependência de drogas e funciona na igreja de São João Batista (católica), visa estimular aspectos culturais como a dança e esportivos como o caratê. Tudo com o empenho e a visualização de transformar vidas, dando-lhes novo sentido.

Para concluir o subsecretário conta que o Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos (Porto) também será administrado futuramente pela sua pasta. Para maiores informações, a subsecretaria municipal de Políticas sobre Drogas fica na Rua Duque de Caxias 90, Miramar, atendendo ainda pelos telefones: 2791-5304 ou 2791-0792.