Subsecretaria do Idoso já atende a mais de três mil pessoas

08/10/2009 18:02:00 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

Foto: Ana Chaffin

Equipe da subsecteria ajuda no encaminhamento para atendimento médico

O envelhecimento da população mundial é um fenômeno constatado nas estatísticas, feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostra que até o ano de 2025, o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. Para atender a esta demanda crescente, a prefeitura de Macaé, por meio da subsecretaria dos Direitos do Idoso e do Programa Valorização do Idoso, têm realizado projetos, atividades e ações e executar a política pública da terceira idade, com objetivo de atender as necessidades deste segmento da população.

Atualmente, a subsecretaria do Idoso atende e assiste 3163 idosos, número bem elevado quando se refere o ano de 2005, que eram atendidas apenas 122 pessoas. As pessoas são assistidas de acordo com as suas necessidades, devido aos diversos projetos que existem na subsecretaria.

- Somos instrumentos que os idosos de Macaé e a população de modo geral, dispõem, para denunciar, maus tratos, negligência, abandono e sempre que a pessoa idosa sentir os seus direitos violados. O nosso trabalho é promover, proteger e defender as pessoas idosas. Mediante esta constatação, cientes de que o poder público do nosso município sempre se mostrou sensível à causa deste segmento da sociedade. Mas ainda há muito o que se fazer, pois as necessidades surgem a cada dia, disse a subsecretaria do Idoso, Cátia Crespo.

Violência contra o idoso

Segundo a assistente social da subsecretaria do Idoso, Marilene Goes, a equipe também recebe denúncias de casos de violência contra a pessoa idosa, ou mesmo o próprio idoso que vem solicitar ajuda porque está sofrendo alguma forma de violência.

- Quando recebemos a denúncia contra o idoso, é feita uma visita domiciliar, para tomar medidas protetivas emergenciais. Quando é o caso, comparecemos na Unidade de Saúde onde o idoso se encontra e iniciamos um processo de intervenção, atuando de forma a viabilizar os recursos do município, atuando junto às famílias e se for o caso, encaminhando ao Ministério Público para que sejam adotadas as medidas cabíveis ao caso, explicou a assistente social.

Marilene ressalta ainda que o trabalho é realizado em sintonia com uma Promotoria de Justiça do Idoso, onde são encaminhados todos os casos de violação de direitos, abandono e todo o tipo de violência a pessoa idosa. São realizados vários projetos em prol deste segmento. Por semana, a equipe da subsecretaria recebe em média cinco ofícios do Ministério Público para apurar denúncias de maus tratos.

- Estamos amparando uma senhora de 92 anos de idade, que morava no bairro Visconde de Araújo, em uma situação crítica. A casa era muito velha, piso quebrado e além disso a casa está comprometida de cair, pois o telhado da casa e a parede está apoiada por uma simples madeira. Outro caso que atendemos era de uma senhora moradora no bairro Malvinas, um caso lastimável. A idosa não andava devido pelo cárcere privado, não tomava banho, não bebia água e a sua refeição era feita apenas uma vez por dia. A prefeitura de Macaé e a subsecretaria do Idoso interviu e por meio do Ministério Público, ficou determinado que esta senhora fosse para a Casa do Idoso. Hoje ela está outra pessoa, disse Marilene.

Apoio em diversos setores

A subsecretaria desenvolve também um trabalho assistencial de apoio a idosos carentes acamados, com a cessão de materiais como cama hospitalar, cadeira de rodas, muletas, bengalas, fraldas geriátricas e colchão. Atualmente a subsecretaria do Idoso atende a 200 idosos que necessitam diariamente desses materiais.

De janeiro a setembro deste ano, a subsecretaria do Idoso desenvolveu várias ações de proteção básica, com acompanhamento de família. Além disso, foram realizados palestras socioeducativa como, orientação sobre transporte, estatuto do idoso, direitos e os recursos para o idoso no município e o Programa que dá o direito da emissão da carteira interestadual do idoso.

A subsecretaria conta com uma equipe multidisciplinar de advogados, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo, com a missão de desenvolver ações voltadas para o idoso. Só este ano, foram realizados 1574 atendimentos pela assistente social e 203 encaminhamentos sociais. Na parte jurídica, foram atendidos 56 idosos neste período.

No decorrer dos meses, a subsecretaria promoveu Campanhas e projetos tais como Idoso no Lar, Mudando de Ótica, O Idoso tem Direito a ter Direito e Usufruí-los, Projeto Artesanato para o Idoso, Projeto Perfil do Idoso, Projeto de Atendimento do Idoso Acamado Carente, e Plantão Assistencial para o Idoso.


Total de atendimentos realizados referente aos anos de 2005 a 2008

Acompanhamento de família BPC – 1013
Revisão do BPC – 676
Ação socioeducativa – 636
Serviço enfrentamento violência- 703
Violência física – 838
Violência psicológica – 530
Violência sexual – 37
Atendimento domiciliar ao idoso – 843
Abordagem idoso em situação rua – 598
Acolhimento Instituição Albergue – 600
Acolhimento Instituição Longa Permanência – 527