Subsecretaria do Idoso promove mostra de artesanato

25/11/2009 15:49:05 - Jornalista: Vanessa Diniz - estagiária

Foto: Kaná Manhães

Trabalhos serão expostos no Paço Municipal

A prefeitura de Macaé, através da subsecretaria Municipal do Idoso, promove oficinas de artesanato para homens e mulheres a partir de 60 anos. As aulas, que acontecem de segunda a sexta-feira, são gratuitas e para se inscrever basta levar carteira de identidade. As peças de artesanato vão estar expostas para o público no saguão da prefeitura nesta quinta (26) e sexta-feira (27).

Os projetos em artesanato têm como objetivo capacitar pessoas idosas para estimular o potencial criativo, a coordenação motora, o estado emocional, elevando a auto-estima através da produção e aumentando a renda familiar. Os valores das peças vendidas em exposição são divididos entre os idosos.

- É muito importante para esse curso de artesanato, pois conseguimos transformar as coisas e ao mesmo tempo fazer uma terapia, esquecendo as doenças e a solidão e ainda faturar um dinheirinho, comentou, emocionado o aposentado Luis Pelinca Braga, de 78 anos.

O curso ensina a fazer diversas peças com jornal, como abajur, vasos, porta lápis, cestas em geral, bonecas, porta-adoçantes, enfeites para cortina, almofadas e bolsas confeccionados com fuxico, jogos americanos, panos de prato, toalhas, pinturas em tecidos e outros de acordo com os temas do ano. No mês de dezembro, por exemplo, várias peças de Natal também estão sendo produzidas, como a guirlanda. E a inscrição já está aberta para os interessados em participar da oficina de máscaras de carnaval.

O grupo é coordenado por Aubenice Peçanha Meneccucy, Cátia Muros e Maria Cristina. O projeto artesanato teve início em 2005 com o objetivo de promover a inclusão social, geração de renda familiar e capacitação profissional.