Subsecretaria fez 604 novos atendimentos à mulher em 2013

09/01/2014 14:16:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

As mulheres recebem atendimento e aconselhamento

Seiscentas e quatro mulheres foram atendidas pela primeira vez na Subsecretaria de Políticas para Mulheres, na Rua São João 33, Centro, por causa de violência doméstica e familiar, durante o ano de 2013. Elas receberam apoio psicológico, social e jurídico. Já 129 mulheres estiveram lá sem casos de violência, apenas para receberem orientações. No órgão funciona o Centro de Referência da Mulher Pérola Benjamin.

No ano passado houve 4.354 atendimentos nas áreas social, psicológica e jurídica para mulheres que já sofreram violência. Muitas que foram pela primeira vez também passaram pelos outros setores de atendimento.

A subsecretária de Políticas para Mulheres, Renata Graça de Oliveira, disse que na área de atendimento social ocorre o acolhimento à mulher, quando ela recebe os primeiros encaminhamentos, após relatar seu caso.

Já o atendimento psicológico consiste em promoção da autoestima da mulher que sofreu a agressão. Por sua vez, a orientação jurídica mostra os direitos, a Lei Maria da Penha e o código penal.

Renata conta que são duas assistentes sociais, duas psicólogas e uma advogada no local, num atendimento interdisciplinar. "O Centro de Referência promove a ruptura da violência e a construção de uma cidadania eficaz", salienta, acrescentando que as orientações visam dar a elas qualidade de vida e desenvolvimento pessoal.

- A maioria das vítimas de violência que atendemos esse ano tem ensino médio completo. A violência ocorre ainda em diversas etnias, faixas etárias e escolaridades - avalia, comentando que a maioria dos casos envolve pessoas de cor branca.

Os tipos de violência

Segundo a coordenadora do Centro de Referência Pérola Bichara Benjamin, a advogada Ilanna Pacheco, há cinco tipos de violência contra a mulher: a psicológica que atinge a autoestima dela; a física que afeta a saúde corporal; a moral, que agride a honra; a sexual, que pune a liberdade da sexualidade; e a patrimonial, que envolve danos aos bens e aos direitos.

Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc

Com o objetivo de tornar a mulher vítima de violência autônoma financeiramente, a Subsecretaria de Políticas para Mulheres coordena o Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, que fica na Rua da Igualdade 890.

Lá são realizados diversos cursos em parceria com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). Em 2013, foram 1.160 alunas. Os cursos foram; culinária, artes, cabeleireiro, manicure, maquiagem e bijuteria.

Palestras e visitações

- Em 2013, trabalhamos com prevenção, fazendo palestras em Glicério, Córrego do Ouro e Sana, além dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da Aroeira e da Barra. Fomos a escolas, ao Centro de Convivência do Idoso, a empresas, a praças, à Guarda Municipal, à Secretaria de Mobilidade Urbana, ao Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) sempre desenvolvendo ações sociais. E também visitamos universidades e outras instituições para tratar a Lei Maria da Penha - detalhou Ilanna.