Superação e alegria na exposição “Vitória” de Sula Pessanha

28/11/2008 17:38:31 - Jornalista: Andréa Lisbôa

A Galeria de Arte Hindemburgo Olive da Fundação Macaé de Cultura abre nesta segunda-feira (1º de dezembro), às 19h, a exposição de Sula Pessanha intitulada “Vitória”. A mostra é composta por telas em estilo abstrato e técnica mista que expressam sentimentos variados, com o predomínio da alegria. A exposição estará no Centro Macaé de Cultura até 31 de dezembro, com visitação gratuita.

Serão exibidas 18 das 30 telas que compõe esse trabalho que teve duração de um ano e oito meses. Têm destaque nessa exposição: a tela de abertura “Alegria” e a tela “Feto”. Com exceção desta, todo o acervo é inédito. “Feto” já foi exposta em espaços culturais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

A campista Sula Pessanha é artista plástica há 18 anos e pela primeira vez monta sua própria exposição. Começou a carreira no Rio de Janeiro nos ateliês de Sérgio Porto, como quadrista, patinista e restauradora. Trabalhando com esse consagrado artista plástico, Sula teve a oportunidade de aperfeiçoar sua técnica em diversos cursos e oficinas. Ela atuou em montagens de grandes exposições, como a Bienal de São Paulo.

Em Macaé, onde reside há quatro anos, Sula possui um atelier no bairro Parque Aeroporto e também atua como radialista. Ela destaca em seu trabalho a característica de não buscar um segmento. “As trinta telas não tem uma seqüência, uma linha de raciocínio. Foram intuitivas, inspiradas em diferentes sentimentos”, explica.

Segundo a artista, a exposição foi baseada em uma doença, que acabou por proporcionar a ela uma introspecção criativa. “Busquei me anular quanto às pessoas. Quis me reservar a mim mesma e resolvi colocar todo meu sentimento na arte”, disse.

Quando terminou a última tela, Sula descobriu que estava grávida. Ela espera Vitória, uma filha muito desejada que representa, junto com seus quadros, a superação de desafios impostos pela enfermidade. “Cada pintura tem uma expressão de alegria. Dizem de todos os meus ganhos a cada dia”, descreveu.