Superintendente do Ibama conhece patrimônios ambientais de Macaé

25/06/2008 15:03:27 - Jornalista: Liliane Barboza

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Rogério Rocco, esteve em Macaé nesta terça-feira (24) para conhecer os patrimônios ambientais do município, entre eles a Lagoa de Imboassica, Praia do Pecado e Parque Nacional de Jurubatiba.

Rocco foi recebido pelo secretário executivo de Meio Ambiente, Márcio Galardo; pelo do ex-secretário e ambientalista, Henrique Emery; pelo chefe do Parque de Jurubatiba, Eduardo Jalles e representantes das Ongs SOS Praia do Pecado e Organização Ambiental para um Desenvolvimento Sustentável (OADS).

O primeiro local a ser visitado pelo superintendente do IBAMA foi a Lagoa de Imboassica, um dos mais importantes ecossistemas dos municípios de Macaé e Rio das Ostras. Em seguida, ele conheceu a Praia do Pecado onde teve a oportunidade de conhecer de perto, o projeto previsto para local para a criação de um parque municipal. Para o secretário executivo de Meio Ambiente, Márcio Galardo, a visita de Rocco foi muito importante.

- Com a visita dele tivemos a oportunidade de mostrar a nossa preocupação, principalmente com a preservação da Lagoa de Imboassica. Além disso, o superintendente conheceu a Praia do Pecado, onde a prefeitura pretende construir um parque municipal. Mostramos também o nosso Programa de Limpeza do Patrimônio Ambiental, que será realizado na Parque Nacional de Jurubatiba no próximo mês, declarou.

Para o chefe do Parque de Jurubatiba, Eduardo Jalles, a visita do superintendente ao local pela primeira vez, traz mais responsabilidade. “É uma oportunidade de enriquecimento, de tomar providências e observar os problemas”, ressaltou.

O ex-secretário de Meio Ambiente e o ambientalista Henrique Emery destacou a importância do superintendente Rogério Rocco em conhecer outras Unidades de Conservação (UC).

- Nós possuímos sem dúvida um patrimônio ambiental riquíssimo e essa proximidade com o Ibama fortalece o relacionamento do órgão com o município. Foi uma grande satisfação ter Rogério Rocco pela segunda vez em nossa cidade, disse.

Unidades de Consevação e Impactos de Vizinhança

Após conhecer todos os locais programados para visita, o Rogério Rocco, ministrou palestra na Câmara Municipal, onde falou sobre os temas: “Unidades de Conservação” e “Impactos de Vizinhança”, tema da sua tese de mestrado em Direito das Cidades.

- Apesar de agenda ter sido um pouco extensa, estou muito feliz de estar em Macaé, e estar tendo um contato maior com a região. A nossa intenção é estreitar esse relacionamento e trazer os nossos serviços para atender à comunidade, informou.

Durante a palestra, Rocco falou sobre a questão das ocupações, dos processos de Urbanização e erosão, sofridos pelo município do Rio de Janeiro.

- A questão ambiental deve ser encarada como uma utopia. Devemos encarar as dificuldades como desafios, observou.

Rocco ressaltou ainda durante a apresentação de sua palestra a criação do ICMS Ecológico. Para ele, é um estímulo para os municípios criarem formas corretas de coleta de lixo e despejo de esgoto. “São R$ 100 milhões por ano para ajudar na construção de cidades sustentáveis”, conclui.