Surpresa e emoção na volta às aulas

20/08/2009 14:44:40 - Jornalista: Clinton Davisson

Foto: Divulgação

As alunas Rogeane e Marlen comemoram anova escola com a professora Solange

O retorno das aulas, nesta quarta-feira (19), na Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, no bairro Virgem Santa, foi marcado por surpresa e emoção. Logo de manhã, alunos e professores encontraram a escola reformada pela união de duas iniciativas de voluntariado - o “Mutirão Minha Escola Querida” da Secretaria de Educação e o “Dia do Bem Fazer”, da Cavo, empresa que atua na área de Gestão Ambiental e mobilizou mais de 30 funcionários voluntários durante toda a semana.

Segundo o diretor da empresa, João Carlos David, a Cavo procurou a Secretaria Municipal de Educação em busca de um trabalho voluntário. “Ficamos sabendo do sucesso do projeto Minha Escola Querida e resolvemos participar”, explicou.

O resultado foi complementado no domingo (16) quando 80 pessoas entre moradores, profissionais de educação e voluntários da empresa se empenharam em realizar diversas reformas na escola. Além de um refeitório novo que proporcionará mais higiene na hora do preparo de comida, os alunos festejaram a reforma das salas de aula e a construção de um parque com balanço e escorrega.

As alunas Gizely de Souza, Michaellys Pessanha e Giselen Rangel, de 14 anos, já podiam se orgulhar de seu exercício de cidadania, participando do mutirão e a ajudando a pintar a sala onde estudam. “Agora, quem for sujar a sala vai ter que se ver com a gente”, avisaram sem deixar o bom humor de lado.
O aluno Marcos Vinícius Souto da Silva, 15 anos, era um dos mais empolgados. “Acho legal, antes, eu não tinha vontade de estudar agora tenho. A minha escola passou a ser um lugar onde eu gosto de ficar”, garantiu.

Mas a emoção não foi exclusiva dos alunos, a professora de matemática, Eliana Ruy Berduega, foi pega de surpresa. “Eu não sabia do mutirão, se não teria vindo ajudar. Estávamos planejando um mutirão com recursos próprios há muito tempo. E, agora, me toca fundo o coração saber que uma das empresas que fica aqui em Macaé está fazendo algo tão importante para nossos alunos. Porque não basta pagar imposto e os royalties, tem que realmente retribuir para a população de Macaé um pouco da riqueza que a cidade dá e essa retribuição é com suor e amor, não com dinheiro. Tenho certeza de que outras empresas também vão ter essa iniciativa porque vão ganhar muito mais do que dinheiro, mas um lugar no coração destas crianças”, destacou.

A professora de português, Solange Ferreira Candido Franco, comemorou o novo visual da escola com abraços e beijos dos alunos. “Estive no mutirão, mas não tinha visto a sala terminada”, lembrou, destacando que as cortinas vermelhas deram um visual ainda mais bonito na sala de aula. “Essa iniciativa vai muito além de deixar a escola bonita, porque aqui é o lugar onde ensinamos cidadania para estas crianças e para falar de cidadania e respeito tem que estar em um local que inspire isso. O aluno tem que ter um ambiente bom e agradável que ele valorize e se sinta valorizado”, ressalta.

Nascida em Macaé, a diretora da escola, Maria Consuelo Ribeiro Damaso, afirmou que a reforma teve um gosto especial. “É a realização de um sonho. Acho que podemos enfatizar mais a questão da cidadania para estas crianças agora. Tenho certeza que a auto-estima delas vai melhorar muito e agradeço ao projeto “Minha Escola Querida” e a empresa CAVO por isso”, conclui.