Tarde de integração e envolvimento da comunidade marcam Dia da Beleza Peti

02/06/2008 09:43:11 - Jornalista: Equipe Secom

A sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), na Fronteira, teve sua rotina modificada na tarde da última sexta-feira (30), por conta o Dia da Beleza, mobilizando a comunidade do bairro. A praça e o prédio que abriga o programa social da Prefeitura de Macaé ficaram lotados de mães, responsáveis, convidadas e crianças, que aproveitaram a programação de beleza e integração, que se repetiu pelo segundo ano seguido.

O prédio do Peti foi transformado em um grande salão com seis escovistas, duas cabeleireiras, quatro manicures, uma esteticista, uma massoterapeuta e dois nutricionistas, que atenderam à comunidade com serviços profissionais oferecidos pela Secretaria Executiva dos Direitos da Mulher (Sedim) através do Programa Renda Mulher; Secretaria Especial de Educação através da Escola de Qualificação para o Trabalho; Coam e voluntários da comunidade.

Duas palestras enriqueceram a programação. Falando sobre “Auto-estima vista sob outra ótica” esteve a professora e membro da entidade Mulheres Cristãs em Ação da Igreja Batista da Imbetiba, Ângela Regina Martins Marinho. E falando sobre “Direitos e Deveres da Mulher” estiveram profissionais da Sedim. Os dois momentos foram prestigiados pela comunidade, que ainda foi agraciada por diversos brindes, muitos confeccionados artesanalmente pelas crianças do Peti.

A coordenadora do Peti, Viviane Menezes, surpreendeu-se com a adesão da comunidade. “Ficamos felizes pela participação maciça da comunidade. Realizamos o evento com todo carinho e notamos a integração da comunidade”, disse ela afirmando que quando a equipe do Peti criou a programação tinha por objetivo homenagear as mães dos alunos matriculados no programa.

No entanto, considerando as particularidades da comunidade, onde verifica-se que muitas crianças não moram com suas mães, o foco passou para as mulheres. Assim o Dia da Beleza Peti surgiu para homenagear a mulher, para incremento de sua auto-estima e promoção de integração com o programa social, mantido pela prefeitura, através da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano/Secretaria Executiva da Infância e Juventude.

O Peti é uma parceria da prefeitura de Macaé com os governos Federal e Estadual, atendendo atualmente 92 crianças e jovens, com idade entre sete e 14 anos. Diariamente, este público participa de atividades complementares em turnos diferentes em que está matriculado na rede municipal de ensino, com apoio de pedagogo, assistente social, psicólogo, professor de educação física e professores.

O secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, avaliou como de grande importância a programação pela proposta de estimular a auto-estima feminina e promover integração da comunidade da Fronteira. “Sabemos da importância da mulher para a boa saúde da sociedade. Isso pela sabedoria, pelo sentimento e dedicação ao próximo que gera harmonia nas relações interpessoais. Por isso a relevância desta proposta do Peti que cultiva uma relação saudável e próxima, que reflete bons resultados na comunidade em seu dia-a-dia”, ressaltou o secretário, salientando sua satisfação de ter sido parceiro na realização do Dia da Beleza Peti de 2008.