Teatro de bonecos Buzum visita escolas municipais a partir desta quarta

18/02/2014 17:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

A partir desta quarta-feira (19) o espetáculo do teatro de bonecos promete contagiar 12 escolas municipais. É a caravana Buzum, projeto que segue em Macaé até o próximo dia 28 com seis apresentações diárias. A expectativa é atender cerca de 2 mil alunos, que posteriormente participarão de aulas referentes aos temas “Sustentabilidade” e “Família”.

Esta é a primeira vez que o ônibus especialmente reformado para ficar à frente das escolas visita o interior do interior do estado. Macaé é a primeira cidade a receber a caravana, já reconhecida no país por oferecer o encanto do teatro de bonecos e levar a reflexão para comunidade escolar.

Cada apresentação vai ser vista por 55 alunos, na faixa de três a 11 anos, atendendo assim estudantes dos segmentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

O ônibus itinerante também terá como assunto o tema “Filhotes do Brasil”. A abordagem vai destacar a relação entre pais e filhos e a importância da sustentabilidade. Serão apresentadas histórias que apresentam diversificadas facetas.

Uma delas será a relação entre pais e filhos, enfocando o exemplo de uma família indígena, além de contos e lendas sobre animais. Também haverá esquetes que vão destacar animais e o rio, o ar e a terra.

Oficinas - Os alunos participantes também terão a oportunidade de se integrar a confecção de bonecos, todos feitos de material orgânico, como peneiras e buchas vegetais.

Peça - Uma das novidades será a apresentação da peça teatral sobre risco quanto à aviação. Na oportunidade serão distribuídos material informativo e gibis sobre a prevenção de situações que envolvem aeronaves.

Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Mônica Couto, esta é mais uma parceria que visa desenvolver o processo ensino-aprendizagem, elevar a cultura e aguçar a criatividade dos alunos. O “Buzum” é uma programação patrocinada pela Líder Aviação, em parceria com a secretaria de Educação.

Entre as participantes estão escolas municipais como de Educação Infantil Christos Jean Kousolas (Nova Holanda), Juventino da Silva Pacheco (Barra) e Nossa Senhora da Conceição (Aeroporto).

Na lista também estão os colégio municipais Wolfango Ferreira (Barra) e Fantina de Melo (Frade), Emilson de Jesus Machado (Aeroporto), Neiva Mariano dos Santos (Visconde de Araújo), Maria José Ferreira Barros (Visconde), Carmem de Jesus França (Praia Campista), além de Córrego do Ouro e Crubixais de Cima.