Teatro fica lotado de jovens no projeto Educando na Cidadania

26/05/2008 17:43:09 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Teatro Municipal está sendo palco de grandes discussões, palestras e debates acerca de temas que têm a ver com o mundo jovem. É o projeto Educando na Cidadania, promovido pela coordenadoria do programa Macaé Cidadão, em parceria com a secretaria municipal de Educação. Nesta segunda-feira (26), houve, entre 13h e 17h, para o público de cerca de 500 jovens, que lotava o teatro, diversas apresentações de Hip Hop e explanações sobre o movimento cultural, que tem sido rejeitado por segmentos sociais, porém muito querido pela juventude.

Nesta terça-feira (27), é a vez de centenas de estudantes de instituições de ensino particular, estadual e municipal assistirem às palestras das professoras Rita de Fátima Manhães Gomes Barreto e Silvia Cecília Campos Lourenço. Elas falarão, respectivamente, sobre “A Formação Acadêmica do Jovem Contemporâneo: O Mercado de Trabalho” e “O Trabalho na Promoção de Cidadania”.

Ainda no segundo dia do projeto no teatro, que termina nesta terça, haverá exposição sobre a cidade universitária, intitulada “Conhecendo a Cidade Universitária”. Quem vai dar as devidas explicações a respeito do tema será o professor Dauro Santos Franco. Além do mais, bailarinos da Cia Art Luz de Dança e Teatro irão abrilhantar o evento.

Para o aluno do nono ano do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, Parque Aeroporto, Ycaro Suan, de 16 anos, a palestra do primeiro dia colaborou para aumentar o seu conhecimento sobre como surgiu o movimento Hip Hop no mundo. “Também estou gostando das apresentações”, avalia o jovem. Seu colega de colégio Eric Henrique (15), que cursa o oitavo ano, disse que o que mais o tocou foi o fato de o movimento ter sido perseguido e rejeitado em algumas ocasiões pela sociedade. “É triste o fato de os grafiteiros terem apanhado por causa do preconceito”, aponta.

Educando na Cidadania

Disseminação de conceitos de cidadania entre jovens estudantes de instituições de ensino de Macaé. Este é o objetivo do projeto Educando na Cidadania, organizado por profissionais da Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão há quatro anos. O público alvo é composto por estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Médio, além de estudantes do Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a coordenadora da coordenadoria do Programa Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, ao contrário das últimas edições, haverá mais encontros entre os profissionais do programa e os alunos das escolas. “O diferencial é que em 2008 teremos um maior número de debates, seminários, encontros e trabalhos feitos pelos alunos”, ressalta.

- Anos atrás, o termo “cidadania” era usado apenas para quem tinha Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade. Atualmente, o cidadão pleno de conhecimento de seus direitos, que luta por justiça, comprometido com a comunidade e que assume seu dever com a humanidade e com a qualidade de vida no planeta é um agente que agrega valor à sociedade. O mundo necessita de seres pensantes, críticos e que tenham participação e consciência clara sobre cidadania – diz a coordenadora do Programa.