Teatro Municipal comemora aniversário

07/07/2009 14:59:58 - Jornalista: Eloísa Seady

Foto: Kaná Manhães

Tarde de Integração: espetáculo cativo no Teatro

O Teatro Municipal de Macaé vai chegando à sua maioridade com uma trajetória importante para a história do município, tendo seu palco protagonizado inúmeras atrações artísticos culturais que com certeza entraram para a história do município. Inaugurado em setembro de 1992, o Teatro está completando 17 anos de funcionamento, e para comemorar a data a Fundação Macaé de Cultura e a Secretaria de Cultura prepararam uma grande festa.

Nesta quarta e quinta-feira (8 e 9) foi montado um espetáculo especial. Estarão no palco a Companhia Brasileira de Ballet e o Conservatório Brasileiro de Dança, juntamente com as academias locais Âmbar Expressão Corporal, Studio de Dança Cláudia Prince e a Cia Art Luz de Dança e Teatro. O evento acontece hoje e amanhã, às 20h30m, com ingressos a preço popular, R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

De acordo com o prefeito Riverton Mussi, a valorização da cultura, o incentivo à produção local e a participação do cidadão em manifestações artísticas como teatro, dança, cinema, grafite, literatura, artes plásticas, entre outras, forma um dos objetivos da política cultural do município.

- É por meio das manifestações culturais que identificamos um povo e o Teatro Municipal faz parte da vida cultural de Macaé, apresentando programação diversificada, peças de gêneros variados, shows musicais, mostra de dança de rua, como aconteceu no início do mês com os participantes do Art Luz, além de outras manifestações – destacou o prefeito, lembrando que o teatro passou, no ano passado, por uma reforma geral depois de 10 anos, adequando-se às necessidades de segurança e de acessibilidade.

De acordo com a presidente da Fundação Macaé de Cultura e secretária de Cultura, Sheila Polly, o teatro proporciona aos macaenses um contato direto com a mais popular expressão artística, que é a arte cênica. “Um teatro é uma referência na cultura de qualquer cidade. Ele registra o crescimento de um povo, com objetivos permanentes de exercer, desenvolver e incentivar a política cultural do município, além de fortalecer o sentimento de cidadania, preservando o patrimônio cultural municipal”, ressaltou.

- O Teatro Municipal veio para acrescentar aquilo que já era uma tendência da cidade, os grupos de teatro e as pessoas que militam nesta área. Com o teatro construído, ele fez com que os grupos se desenvolvessem mais e pudesse também receber os espetáculos das capitais, que com certeza vem acrescentar uma grande gama de conhecimento. Temos que lembrar também que o teatro colocou Macaé na rota das realizações teatrais, não só com o teatro de prosa, mas também da música e da dança, salientou o subsecretário de Acervo e Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles.

A diretora da Cia Âmbar de Dança, Érica Mendes, expressou que está muito feliz com o convite para participar do aniversário do Teatro Municipal. “A escolha da dança foi de grande importância para mostrar o trabalho das academias locais em um evento como este”, comentou.

Muito satisfeita também está Claúdia Prince, do Studio de Dança Cláudia Prince. “Fiquei muito feliz por ter sido lembrada para participação no aniversário do Teatro Municipal. É uma oportunidade de mostrar a um outro público o trabalho de uma academia local”, ressaltou.

- Essa iniciativa da direção da Fundação de estar juntando as academias é uma forma de integração muito salutar. Jamais tivemos uma oportunidade como esta. Eu achei muito bacana também, a dança ser a representante das artes, ainda mais que é uma segmento pouco valorizado, salientou Alessandra Gripp, diretora artística e coreógrafa da Cia Art Luz de Dança e Teatro.

Programação:


- Cia Âmbar Expressão Corporal – “Tango”
Coreografia: Felipe Matos

- Cia Âmbar Expressão Corporal – “Verão”
Coreografia: Érica Mendes

- Cia Âmbar Expressão Corporal – “O que tinha de ser”
Coreografia: Érica Mendes

- Studio de Dança Cláudia Prince – “Cuadro Flamenco”
Coreografia: Helena Assis

- Cia Art Luz de Dança e Teatro – “Cinderela”
Coreógrafa: Alessandra Gripp
- Cia Art Luz de Dança e Teatro – “Um Tanto de Coragem”
Coreógrafa: Alessandra Gripp

- Cia Art Luz de Dança e Teatro – “Telma”
Coreógrafa: Alessandra Gripp

- Studio de Dança Cláudia Prince – “Cinco Corpos”
Coreografia: Rodrigo Massarude

- Studio de Dança Cláudia Prince – “Canto de La Terra”
Coreografia: Arilton Assunção

- Cia. Brasileira de Ballet - “Diana e Acteon”
Coreografia: Agripina Vaganova
Música: Delibes
Remontagem e Adaptação: Jorge Texeira
Ensaiador: Tadheo de Carvalho
Solistas: Lis Sayão e Ricardo Santos

- Cia. Brasileira de Ballet - “O Corsário ”
Coreografia: Márius Petipá
Música: Adam
Remontagem e Adaptação: Jorge Texeira
Ensaiador: Tadheo de Carvalho
Solistas: Isabella Rodrigues e Wellington Gomes

- Conservatório Brasileiro de Dança - “O Quebra-Nozes”
Coreografia Márius Petipá / Leon Ivanov
Música: Pyotir Ilyich Tchaikovsky
Remontagem e Adaptação: Jorge Texeira
Ensaiador: Tadheo de Carvalho

- Cia. Brasileira de Ballet - “Capricho Espanhol” (Majíssimo)
Coreografia: Jorge Garcia
Música: Lê Cid
Remontagem e Adaptação: Jorge Texeira
Ensaiador: Tadheo de Carvalho
Figurinos: Tânia Agra