Teatro Municipal se prepara para mais uma Tarde da Integração da Melhor Idade

29/05/2009 09:27:39 - Jornalista: Sonia Braga

Foto: Arquivo Secom

Evento começa às 15h

O Teatro Municipal de Macaé está em contagem regressiva para receber o público da Tarde da Integração da Melhor Idade, que acontece na terça-feira (2), a partir das 15h. A expectativa gira em torno da volta do cantor Lian ao palco. Ele é o preferido da terceira idade, com fã clube organizado, devido ao carisma que ele tem e pelo jeito com que trata os idosos, o que fez dele um ídolo da melhor idade. A volta dele em grande estilo, vem acompanhada de uma novidade: ele está fazendo dupla com Tião Lima, irmão da dupla Chitãozinho e Xororó.

Esperado ansiosamente pelos componentes dos 20 grupos da terceira idade de Macaé, o evento firmou-se nos municípios vizinhos como uma terapia mensal. É raro não receber visitantes de outras cidades, que vêm na Tarde da Integração, um modo de interagir com outros idosos e até jovens, já que o evento é aberto ao público de todas as idades.

A presidente de honra dos grupos, Margarida Mussi e suas irmãs, Elza e Edma são figuras presentes em todos os eventos, que é considerado um sucesso de público. Ela argumenta que a convivência entre pessoas que já passaram dos 50 anos é importante para todos, pela abrangência de informações e troca de valores familiares. “É sempre uma satisfação partilhar estes momentos com outras pessoas uma vez por mês”, diz.

Ela ainda enfatizou a necessidade dos grupos se reunirem, numa forma de comunhão com a vida. “Essa é a verdadeira melhor idade, onde o nosso potencial está no auge e a nossa vivência é passada para os jovens. Fico muito feliz em ver sempre o teatro, repleto de crianças, adolescentes e jovens”, completa.

A Tarde de Integração funciona como um programa de auditório onde a platéia tem intensa participação, interagindo com as pessoas que se apresentam.
A presença de dona Margarida serve de incentivo a todos os participantes.

Mas as novidades não param por ai. Nesta edição será lançado o concurso de dança para os idosos e as inscrições poderão ser feitas no local. A primeira etapa será no dia 7 de julho, a segunda 4 de agosto, a terceira 8 de setembro e a semifinal 6 de outubro, com a final no dia 3 de novembro, onde serão conhecidos os vencedores das modalidades: bolero, samba, forró e rock.

Durante o concurso, serão escolhidos seis casais e a cada programa será eliminado um, restando apenas dois casais na final. Participarão da escolha de cada programa, cinco jurados, sendo dois membros de grupos de Terceira Idade, uma autoridade municipal e dois profissionais da área de dança.

O Objetivo do concurso é movimentar as Tardes de Integração, já que esta é uma vertente pouco utilizada no programa, que mostrará a arte da dança como instrumento de inclusão e resgate da cidadania, pensando em aumentar a auto estima dos idosos do município.


Programação:

1 – Abertura (Hino da 3ª idade)
2 - Apresentação da Quadrilha do Grupo Roda de Amigos com a participação de Tia Hilma e D. Jaíra
3 - Apresentação de poesia com Leci Dias
4 – Apresentação do cantor Aguiar, voz e violão e Klein no violão, da Guarda Sênior
5 - Apresentação do cantor Lian da dupla Tião Lima e Lian
6 - Apresentação da esquete teatral “As lavadeiras do Rio Chuá” com o Grupo Estrela do Mar e direção de Hugo Garcia
7 - Apresentação do Cantor Carlos Alberto Meirelles
8 - Apresentação do cantor Dionísio Ramos