Tecnologia é aliada da aprendizagem na rede municipal

19/06/2015 15:06:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Softwares educativos ajudam processo ensino aprendizagem

A tecnologia cada vez mais está fazendo parte do dia a dia escolar. As aulas nos laboratório de informática são apontadas como atividades pedagógicas que podem contribuir com o processo de ensino e deixar o ambiente escolar ainda mais interessante.

Na rede municipal de ensino, a informática é considerada pelos profissionais uma forma enriquecedora de conhecimentos antes adquiridos só na sala de aula, ou seja, o computador com seus softwares educativos é um aliado na aprendizagem.

Diante das turmas de Educação Infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental, a utilização dos computadores no processo de ensino aprendizagem faz com que os alunos possam aprender de forma lúdica através de jogos e atividades interativas. Para isso, os professores usam softwares educativos que trabalham aspectos pedagógicos e ajudam no desenvolvimento de habilidades como a criatividade, raciocínio lógico e coordenação.

Em Macaé, os professores que atuam nos laboratórios de informática recebem acompanhamento do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). Entre elas está a professora do laboratório de Informática da Escola Municipal Marly Vasconcelos Lemos, Joseane Monte.

De acordo com a educadora, a garotada adora fazer parte de aulas nos laboratórios. “Trabalho de forma integrada junto aos professores de sala de aula. Neste mês, por exemplo, a abordagem é a vida no campo e na cidade. Estamos trabalhando com ilustrações, jogos educativos e vídeos. A intenção é contribuir para que os alunos tenham a melhor definição sobre a cultura e a realidade da área central e campo”, contou.

Já a diretora da unidade, Cláudia Tomaz, comentou que o trabalho do laboratório de informática é importante, pois é interligado ao projeto político pedagógico.

Alunos aprovam uso do laboratório

Os alunos da turma de Educação Infantil, João Lucas de Montenegro, Eloaine Moreira, Milena dos Reis e Gabriele Ferreira aprovam as aulas no laboratório. “Gosto de ver vídeo e escrever palavras coloridas”, disse João, acompanhado dos colegas.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, a utilização do computador na escola é um grande facilitador pois auxilia na compreensão e no aprendizado do aluno nas atividades pedagógicas trabalhadas em sala de aula. “Esta é uma maneira para os reforçar o aprendizado dos alunos, que também aprendem a manusear o computador corretamente e conhecem softwares educativos diversificados”, disse. Ele observa que a proposta da rede é reforçar o número de equipamentos existentes como computadores, e ampliar o número de laboratórios.

Aulas específicas - As aulas nos laboratórios de Informática para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental têm o mesmo objetivo: despertar a motivação dos estudantes. No entanto, a apresentação dos conteúdos são destacadas de forma diferente. Diante das turmas de Educação Infantil, por exemplo, são abordados vídeos, blogs e jogos educativos. Na disciplina da Matemática, por exemplo, os alunos podem ter reforço na aprendizagem com formas geométricas, cores e números.

Já diante das aulas de Língua Portuguesa para os estudantes do Ensino Fundamental, as atividades no laboratório possibilitam atividades visuais e trabalhos voltados para leitura, escrita, produção de jornal escolar, tabelas e pesquisas quanto às competências e habilidades enfatizadas na sala de aula.

Segundo o coordenador do NTM, Alex Bogado, os profissionais que atuam com a garotada de Educação Infantil e 1º ao 5º ano têm acesso a softwares aprimorados, que facilitam a realização das atividades pedagógicas. Entre os softwares estão edilim, que consiste em um livro interativo multimídia, hot potatoes com sugestões de atividades para serem completadas no próprio computador como cruzada, lacunas para completar texto e atividades multimídia.

Hoje, o NTM promove cursos de formação para professores que atuam ou não nos laboratórios. Os módulos consistem em facilitar o dia a dia dos educadores diante do planejamento de estratégias de ensino e de aprendizagem.

- Implantamos mecanismos para os educadores atuarem da melhor maneira com a tecnologia, que cada vez mais é apreciada por crianças, jovens e adultos. A informática pode ser utilizada como aliada principalmente nas escolas, onde as crianças começam a ter o contato com o computador desde cedo. O papel que o computador adquiriu foi o de facilitador e auxiliador no processo de ensino aprendizagem - finalizou Bogado.


Fotos Relacionadas