Tecnologia: idealizador de sistema de gerenciamento de tráfego visita Macaé

27/08/2009 17:41:15 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Coordenador de pesquisas em áreas como controle automático e otimização, Papageorgiou é responsável pela concepção do sistema de gerenciamento de tráfego

A Secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran recebeu nesta semana, o professor Markos Papageorgiou, da Universidade de Creta, na Grécia. Coordenador de pesquisas em áreas como controle automático e otimização, Papageorgiou é responsável pela concepção do sistema de gerenciamento de tráfego desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e implantado em Macaé.

Pioneiro pelo uso de tecnologia 100% brasileira em gerenciamento de tráfego, o município de Macaé já obteve ganhos consideráveis com a implantação do CTA. O professor Werner Kraus, da UFSC explica que já é possível os condutores perceberem menos retenção nos semáforos. “Em três meses de operação contínua do sistema, detectamos um ganho médio de velocidade nos cruzamentos em 20%”, destaca.

Segundo o presidente da Mactran, Moisés Moreira, pensar em soluções que agreguem segurança e conforto à população é um das prioridades do órgão.

- Sabemos das dificuldades que temos pelo alto número de veículos circulando em nossa cidade, mas, estamos empenhados em buscar tecnologias que nos auxiliem neste desafio de cuidar do trânsito e transporte de Macaé.

O especialista grego Papageogiou ressalta a satisfação em ver o sistema operando e já trazendo bons resultados. “O que estamos vendo aqui reflete uma tendência mundial no tratamento de trânsito, o uso de tecnologia avançada se traduzindo em benefícios para o usuário e para os gestores públicos”, afirma.

O CTA é um sistema de gerenciamento de tráfego que permite o monitoramento em tempo real dos semáforos, fazendo a adaptação de acordo com o fluxo de veículos, alterando automaticamente o tempo de verde e vermelho dos sinais, evitando retenções principalmente nos horários de pico.
Ainda estiveram presentes no encontro a engenheira de trânsito da Mactran, Maria Laismeire Meireles e o diretor de Tecnologia da Informação da autarquia, Luciano Deconte.