Temperatura vai esquentar na serra com a Copa Macaense de Downhill

11/03/2005 12:18:42 - Jornalista:

Quem curte a serra macaense, com suas belezas naturais, tem mais um motivo para subir a serra neste final de semana. A região estará movimentada com a realização da Copa Macaense de Downhill, que faz parte das atividades do Fest Verão 2005. O evento é a primeira prova oficial da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (FECIERJ) e contará com a participação de cerca de 80 atletas das categorias amadora e profissional. Entre os muitos atletas macaenses e de várias partes do estado e país, a prova contará com a presença de Roberto Sgart, campeão brasileiro de Downhill.

As curvas serranas serão palco de adrenalina total com esta modalidade esportiva de descidas de ladeiras com obstáculos de grande risco. A partir deste sábado, 12 de março, a pista estará aberta, das 9h às 14 h, para reconhecimento e treinos. À noite, na Estação de Glicério, os atletas receberão as informações de largada, e, num briefing serão informados sobre as perspectivas do esporte na região. A largada oficial da Copa Macaense de Downhill, que foi organizada pela MacaéTur e coordenação de esportes radicais da região serrana, acontece no domingo, 13 de março, às 9h, no Baixo da Serra, entre Trapiche e Óleo.

A modalidade

O Downhill, modalidade esportiva de descidas de ladeiras com obstáculos de risco, onde as máquinas são bicicletas e, claro, a garra e coragem dos participantes, cresce a cada dia. O esporte é considerado ecologicamente correto. É um estilo de esporte que exige equipamentos caros, direcionado para atletas com alto poder aquisitivo ou que tenham patrocinadores, pois os equipamentos chegam a custar até R$ 20 mil.

A pista

A pista onde a Copa será realizada, no Baixo da Serra, recebeu a infra-estrutura da prefeitura de Macaé e da Empresa Municipal de Turismo (Macaé-Tur). Mais obstáculos foram criados, com pontos de resgate, dando à pista condições para pleitear grandes eventos. O percurso tem 1.200 metros e pode ser superado em apenas um minuto.Como na região tem chovido bastante, a Secretaria Municipal do Interior vai manter um trator de plantão para garantir a segurança dos atletas e público e a Secretaria Municipal de Saúde estará presente com duas ambulâncias, além de fisioterapeutas e resgatistas de plantão.