Tempo colabora com instalação da terceira ponte sobre o Canal Fábio Franco

17/07/2009 14:57:05 - Jornalista: Izabel Monteiro

O tempo bom na cidade, sem chuvas fortes, tem colaborado com as obras da instalação da terceira ponte sobre o Canal da Fábio Franco, na passagem de nível próxima à Comunidade da Linha, nos Cajueiros, informa o engenheiro Adilson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras da primeira fase do Programa Água Limpa.

- O tempo está ajudando e estamos conseguindo acelerar bastante a instalação dessa terceira ponte. Se continuar assim, dentro de quinze dias as obras estarão concluídas e o trânsito na área poderá ser liberado, colocou o engenheiro, ressaltando também que nessa passagem de nível a movimentação de pedestres é menor, o que facilita as obras.

Na quinta-feira (16), foi realizada a concretagem no fundo do canal e na sexta-feira (17), o fechamento de fendas existentes nas laterais do canal, para evitar o vazamento de água. De acordo com o engenheiro Edílson, para a próxima segunda-feira (20) está programado o início da instalação das placas pré-moldadas que vão compor a ponte.

- Depois, a conclusão das obras e a preparação para começar a instalar a quarta e última ponte sobre esse canal, na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar. As peças pré-moldadas dessa ponte já estão sendo construídas, falou o engenheiro.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, está acompanhando o desenrolar das obras e está satisfeito com o ritmo do trabalho. “Tudo está colaborando. O tempo está bom, a movimentação no local de pedestres é menor e as obras estão bem adiantadas. Breve, essa passagem de nível estará liberada para o trânsito. A Mactran tem nos apoiado nesse trabalho, com o desvio do trânsito. Já é visível a melhoria do escoamento da águas pluviais no Canal, com as pontes já instaladas, o que ampliou a vazão dessas águas, de menos de dois metros para cinco metros e vinte” disse o secretário Tadeu.

A instalação das pontes pré-moldadas sobre o Canal da Fábio Franco faz parte da primeira etapa do Programa Água Limpa, de macrodrenagem do município. O programa tem prazo de conclusão de quatro anos e nele a prefeitura investe, com recursos próprios, R$ 277 milhões. O Água Limpa é um programa prioritário para o governo do prefeito Riverton Mussi, com o objetivo de acabar com os alagamentos em diversas áreas da cidade e ampliar o saneamento básico do município.