Terceira Idade participa de palestra com CDR

30/10/2008 16:45:47 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

O Centro de Referencia ao Diabético (CRD), da secretaria de Saúde de Macaé, em parceria com a Coordenadoria Especial da Terceira Idade de Macaé (Cetim), realizou na tarde desta quarta-feira (29), no bairro Lagomar, a ultima palestra do Ciclo que teve inicio no dia (21). O objetivo do ciclo de palestra foi estimular a adoção de medidas de qualidade de vida para que a população da terceira idade possa ter um envelhecimento saudável. A presidente de honra do Cetim, Margarida Mussi Ramos, participou do evento.

No início da palestra a presidente do Cetim ressaltou a importância de ter uma vida saudável na terceira idade.

- A terceira idade merece muita atenção. Sabemos que a idade chega e é inevitável não termos algum tipo de problema de saúde. Mas mesmo com algumas limitações que a idade nos impõe, estou sempre disposta a participar das reuniões que me revigoram a cada dia, disse Margarida, ressaltando que a integração do grupo com profissionais da área de saúde é sempre válida para adquirir conhecimentos.

Durante o encontro a fisioterapeuta do CDR, Fabiana Rabello, falou da importância que a atividade física tem no combate ao sedentarismo e como ela contribui para o controle de doenças, como hipertensão e diabetes.

- Temos que estimular essa prática de exercícios físicos que vai contribuir sempre para uma vida melhor. A atividade física ajuda a reduzir a Glicemia e futuramente a necessidade da insulina e de medicamentos, disse Fabiana, explicando que o controle da glicemia se dá devido ao maior transporte de glicose para dentro do músculo, que aprimora e prolonga o controle gliocêmico, com melhora na captação de glicose pelas células.

Fabiana afirmou durante a palestra que mudanças de comportamento, e um novo estilo de vida ativo e mais saudável proporciona ao organismo adaptações desejáveis a nível metabólico, cárdio-respiratório e músculo-articular, promovendo benefícios ao sistema orgânico dando resultado na saúde

- A mudança de comportamento, adotando um estilo de vida ativo e mais saudável, proporciona ao organismo uma série de adaptações desejáveis, promovendo benefícios ao funcionamento geral dos sistemas orgânicos, proporcionando saúde e melhora da qualidade de vida, concluiu.

O CRD conta com uma equipe multiprofissional com endocrinologistas, nutricionista, assistente social, fisioterapeutas, psicólogas e podóloga.