Terceira marca presença no aniversário da Reserva Biológica União

16/06/2010 10:17:34 - Jornalista: Sonia Braga

Durante o dia de terça-feira (15), orientadores dos 23 grupos da terceira idade de Macaé, juntamente com a coordenadora geral, Luciana Alvarenga, participaram, a convite, da comemoração do 12º aniversário da Reserva Biológica União, localizada entre os municípios de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé.

Logo na chegada a equipe foi recepcionada pela orientadora da Reserva, Aline e sua equipe e, depois de uma rápida explanação sobre a importância da proteção ambiental, foi realizada uma caminhada ecológica onde, pare deleite de todos, apareceram alguns macacos Buggio, espécie em extinção, preservado dentro da Reserva, bem como o Mico Leão Dourado e outras espécies também ameaçadas.

Na volta, a confraternização reuniu o grupo para um almoço, levado em conjunto, seguido de brincadeiras e, por fim o esperado parabéns quando foi cortado o bolo, em clima de Copa do Mundo, com o símbolo da Bandeira Brasileira estampado.

- Para o município de Macaé este entrosamento é importante para a conscientização de todos sobre os problemas ambientais que assolam o mundo neste milênio, disse a coordenadora Luciana.

Outro objetivo da visita foi à ida dos membros dos grupos de terceira idade de Macaé para conhecerem mais profundamente a fauna e flora do local, já que a Reserva União abriu suas portas para que todos possam ter conhecimento da riqueza que cerca os três municípios citados.

Reserva Biológica União

Criada por decreto federal em 22 de abril de 1998, administrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Reserva Biológica União é uma unidade de conservação do grupo de proteção integral, abrangendo os municípios de Rio das Ostras, Casemiro de Abreu e Macaé, distante 160 km da capital do estado, tem como objetivo assegurar a proteção e recuperação de remanescente da floresta de Mata Atlântica e formações associadas, da fauna típica, que delas depende, em especial o Mico Leão Dourado.

Com cerca de 3.126 hectares de área total, dos quais 65% cobertos por densa Mata Atlântica, a reserva guarda elementos primários da flora e apresenta as melhores condições ecológicas da região. A floresta abriga uma das maiores populações silvestre de mico leão dourado, sendo de fundamental importância para a conservação desta espécie de primata, endêmica da Mata Atlântica, costeira do Estado do Rio e Janeiro e ameaçada de extinção.

A Reserva Biológica União é um laboratório vivo para atividades científicas, educacionais e para o desenvolvimento de técnicas para a conservação da natureza.