Terceira ponte do Canal Fábio Franco já concretada

22/07/2009 17:09:01 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

Quem passar próximo à obra já pode constatar a abertura do canal

A prefeitura de Macaé iniciou e concluiu nesta quarta-feira (22) a concretagem das placas pré-moldadas que compõem a terceira ponte sobre o canal Fabio Franco, localizada próximo à Comunidade da Linha, nos Cajueiros. Quem passar próximo à obra já pode constatar a abertura do canal, que vai aumentar o fluxo das águas pluviais de apenas dois metros, para 5,20 metros, melhorando o escoamento de toda região próxima ao Canal Fábio Franco. As obras fazem parte do Programa Água Limpa, de macrodrenagem da cidade.

Segundo o engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras, a liberação do local para o tráfego deverá acontecer no final da próxima semana, se o tempo continuar colaborando. “As obras nessa passagem de nível foram mais rápidas porque aqui o movimento de pedestres é menor e o tempo colaborou, com poucos dias de chuva. Começamos no início do mês, no dia 6, e esperamos concluir o trabalho com menos de trinta dias de obra”, disse o engenheiro, acrescentando que a empresa mantém no local máquinas e uma equipe com 20 homens, sob a supervisão do mestre-de-obras, Ubirajara Oliveira e que as obras no local evoluíram muito bem.

A CBPO/Zadar informa que, depois da concretagem será iniciada a fase final da obra, com construção do passeio, passarela para pedestres, meios-fios e asfaltamento da área, para a liberação do trânsito.

Acompanhando as obras de instalação das pontes sobre as passagens de nível do Canal Fábio Franco, o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, colocou que a empresa responsável inicia a construção das placas pré-moldadas para a instalação da quarta ponte sobre esse canal, na passagem de nível próxima ao à subida do Morro de Santana.

- As obras nesse local devem começar no início do próximo mês, cumprindo mais uma etapa do Programa Água Limpa. Ressaltamos que, nesse local, a intervenção será maior, porque a ponte terá que ser instalada sob a linha férrea, com retirada de parte dos trilhos. A secretaria de Obras já comunicou a necessidade dessa intervenção à Ferrovia Centro Atlântica para que as obras possam iniciar, falou o secretário Tadeu Campos, lembrando que essas ações sobre as passagens de nível do Canal Fábio Franco foram definidas como as primeiras ações do Programa Água Limpa, para beneficiar os bairros mais atingidos pelos alagamentos, localizados na região do Sol y Mar e Riviera. “Nessa primeira fase do Programa a administração municipal investe R$ 60 milhões. O investimento da prefeitura em todo o Programa Água Limpa, com prazo de conclusão de quatro anos, é de R$ 277 milhões.