Testes Covid-19 continuam no Aeroporto

18/06/2020 12:48:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

A ação segue na praça principal do bairro até sexta-feira (19), de 8h às 12h

Na manhã desta quinta-feira (18), o bairro Parque Aeroporto recebeu em seu segundo dia o mutirão de testagem para Covid-19. A ação segue na praça principal do bairro até sexta-feira (19), de 8h às 12h. Para realização dos testes o morador precisa comparecer ao local com documento de identificação e comprovante de residência. O objetivo da ação, que seguirá em outros bairros da cidade, é contribuir para a definição de estratégias, bem como nortear o processo de flexibilização das atividades econômicas.

A população que foi ao local para realizar o teste agradeceu a iniciativa do poder público. "É muito bom ter esse mutirão, a Prefeitura de Macaé vem tendo essa preocupação com o cidadão, e a população também precisa ter essa consciência", disse a comerciante e moradora do bairro, Diva Freire.

Outras moradoras do local lembraram que o Aeroporto vem apresentando número alto de casos positivos para o coronavírus. "O nosso bairro apresentou uma taxa alta de contaminação, e é muito importante ter essa iniciativa aqui. Os testes também são um meio de cuidado e prevenção", disseram Jaqueline dos Santos e Lilian Gonçalves.

Nesse primeiro momento, as equipes de saúde buscam realizar um teste por família, baseando-se no vínculo clínico-epidemiológico, que são aqueles em que há histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente. "Tivemos

número maior de procura hoje. É importante ressaltar que os testes estão sendo realizados nos moradores do bairro, um por família, e que os idosos que puderem devem comparecer para testagem", disse a gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos.

O teste leva cinco minutos para ser realizado. Os resultados serão entregues impressos no dia posterior à realização do exame, exceto para os casos positivos, em que a pessoa recebe uma ligação no mesmo dia. O atendimento nos mutirões é realizado por uma equipe formada por técnicos de laboratório, biólogo e enfermeiros.

Agenda em outros bairros

Os mutirões seguirão em outros bairros de acordo com o cronograma:

Dias 22, 23 e 24 de junho - Moradores da Barra de Macaé – Local: praça Mirante dos Navegantes, na Rodovia Amaral Peixoto, logo após a ponte;

Dias 25 e 26 de junho – Moradores da Aroeira – Local: praça do Ciep 393, na Rua Alcides Mourão.

Dias 29 e 30 de junho e 1º de julho - Moradores do Lagomar – Local: em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na Avenida José Ferreira Machado.

As comunidades das Malvinas, Nova Esperança, Nova Holanda e Centro receberão o mutirão de testagem da saúde em datas a serem posteriormente divulgadas.