Texto de Bertolt Brecht no TMM, nesta segunda, com entrada franca

02/06/2008 10:24:50 - Jornalista: Andrea Lisbôa


Devemos estar de acordo e aceitar as coisas como são, somente porque fazem parte de uma tradição? Esses e outros questionamentos serão provocados pela leitura dramatizada das peças “Diz que sim’ e “Diz que não”, de Bertolt Brecht. A apresentação dos alunos do Curso Técnico em Artes Cênicas da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes acontecerá nesta segunda (2), às 19h30, no Teatro Municipal de Macaé, com entrada franca.

A leitura dramatizada, orientada pelo professor Dudu Gama, aborda duas peças curtas, escritas para serem encenadas juntas e inspiradas no texto “Taniko, o rito do vale”. Na primeira, um menino concorda com as regras tradicionais; na outra, discorda, provocando uma grande mudança de atitudes e pensamentos sobre as normas vigentes.

Na trama, uma epidemia assola uma cidade, o que leva um professor e seus alunos a viajarem para buscar conselhos e remédios em vilarejos vizinhos do outro lado das montanhas.
O professor percebe que um dos estudantes, que viaja na esperança de encontrar a cura para sua mãe, também está acometido do mal. De acordo com a tradição, o menino deverá ser sacrificado, sendo atirado montanha abaixo.

Integram o elenco: Elias Lago (como professor); Eddie Paiva (menino que diz sim); Adeliana Vieira (menino que diz não); Miliane Bodnarasec (mãe); Helen de Freitas (mãe);
Gustavo Manhães (estudante); Mazio Carvalho (estudante); Ana Karenina (estudante); André Gustavo (estudante) e Paôla Silva, Daiane Carino , Merriellen Lima, Marciana de Souza de Oliveira (grande coro). Diogo Avlis e Jovane Ramalho fazem a iluminação e operação.