TIM Grandes Escritores faz retrospectiva da MPB e realiza palestras em Macaé

09/04/2008 15:46:17 - Jornalista: Equipe Secom

O escritor, jornalista e produtor musical Sérgio Cabral participa da segunda etapa do terceiro ano do projeto TIM Grandes Escritores, dia 16, no Clube Cidade do Sol (Av. Atlântica, 1622 - Cavaleiros). No encontro, às 19h30 - um bate-papo descontraído com entrada franca – Cabral dividirá com o público macaense suas duas grandes paixões: música e literatura. A platéia é convidada a interagir com o escritor com perguntas e ainda pode ter seus livros autografados. O evento conta com a parceria da prefeituras e da secretaria municipais Especial de Cultura, Esporte e Turismo.

Sérgio Cabral, que se define como um bom contador de casos é um profundo conhecedor da música popular brasileira e fará uma retrospectiva da história da MPB, através de sua convivência com nomes como Jacob do Bandolim, Elizeth Cardoso, Tom Jobim, Nara Leão, Vinícius de Moraes, Elis Regina, entre outros. Fundador e editor do jornal O Pasquim, Cabral contará histórias sobre os bastidores da ditadura, sua ligação com o samba e futebol e de eventos importantes que marcaram a música e a história do país. O escritor falará sobre a biografia de Grande Otelo (seu mais recente livro), futuros projetos e de como funciona seu processo criativo ao escrever.

Participando das viagens pelos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo pela primeira vez, Cabral ressalta a importância do TIM Grandes Escritores: “Não creio haver qualquer iniciativa tão produtiva para o escritor, que passa a conhecer o alvo do seu trabalho, e tão importante para o leitor, que faz uma espécie de viagem além da obra ao conhecer o autor”. E emenda: “Além de estabelecer uma aproximação extremamente amistosa do escritor com o leitor, o projeto tem esse lado generoso para os dois lados, que consiste na aquisição de livros para as bibliotecas públicas. Ganhamos todos, os leitores e os escritores”.

Com Cabral, a TIM encerra o terceiro ano do projeto que levou, em outubro de 2007, o jornalista Nelson Motta para Nova Friburgo, Cabo Frio, Macaé e Itaperuna. Além da palestra, o TIM Grandes Escritores doou livros para a biblioteca pública municipal com obras indicadas pelos escritores, títulos de sua autoria como o último livro de cada um deles – “Vale Tudo: Tim Maia”, de Nelson Motta, e “Grande Otelo: Uma Biografia”, de Sérgio Cabral – e edições variadas de songbooks, produzidas pelo violonista Almir Chediak, de grandes nomes da MPB.

Na primeira etapa do terceiro ano do projeto – em outubro último - Nelson Motta e Sérgio Cabral visitaram 11 cidades nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Este ano, Motta esteve Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina, no estado do Espírito Santo, e Resende, Volta Redonda, Vassouras e Nova Iguaçu, no interior fluminense.

Programa

O TIM Grandes Escritores surgiu para incentivar a descoberta da leitura e o conhecimento da vida e da obra de grandes nomes da Literatura Brasileira. Coordenado por Marcelo Andrade, o programa cultural itinerante oferece aos municípios, principalmente do interior, encontros com aqueles que são responsáveis pela formação e incentivo da arte literária. O programa tem como base de realização uma articulação entre a empresa privada (TIM), poder público (prefeituras, fundações e secretarias de cultura), universidades e escolas. Para ampliar e sedimentar os resultados desse contato, as bibliotecas públicas das cidades visitadas recebem doação de livros dos escritores.

Iniciado em 2002, em Minas Gerais, o TIM Grandes Escritores contabiliza 242 palestras gratuitas para um público de cerca de 86 mil pessoas naquele estado. No segundo semestre de 2005, chegou aos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, promovendo o encontro entre os escritores e os seus leitores. A doação de livros é outra característica do projeto. Já foram doados cerca de 13 mil exemplares a bibliotecas do estado de Minas Gerais e cerca de 4,6 mil nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Sérgio Cabral

Carioca de Cascadura, Sérgio Cabral foi criado no bairro de Cavalcanti. Jornalista desde 1957, quando começou a trabalhar no Diário da Noite, especializou-se em música popular a partir de 1961, já escrevendo no Jornal do Brasil. Trabalhou como repórter, redator e cronista em quase todos os jornais do Rio de Janeiro, assim como nas emissoras de televisão da cidade. Foi um dos fundadores do Pasquim, em 1969. Em 1972, editou a Revista Realidade, na Abril. Trabalhou como produtor de discos entre 1973 e 1981.

Como escritor, publicou os seguintes livros: “As Escolas de Samba - o que, quem, onde, como, quando e por que” (1974), “Pixinguinha, Vida e Obra” (1977) - com o qual venceu o concurso demonografias sobre música popular instituído pela Funarte; “ABC do Sérgio Cabral” (1979); “Tom Jobim” (1987); “ No Tempo de Almirante” (1991), “No Tempo de Ari Barroso” (1993); “Elizeth Cardoso, Vida e Obra” (1994); “As Escolas de Samba do Rio de Janeiro” (1996); “A Música Popular Brasileira na Era do Rádio” (1996); “Pixinguinha Vida e Obra”(1997);” Antonio Carlos Jobim - Uma biografia” (1997); “Livro do Centenário do Clube de Regatas Vasco da Gama”(1998);”Mangueira - Nação Verde e Rosa” (1998), “ Nara Leão – Uma biografia” (2001).