TMM apresenta Maria Teresa Madeira e Nicolas Krassik

09/04/2008 15:06:57 - Jornalista: Andréa Lisbôa

A Sociedade Musical Macaense apresenta, nesta quinta-feira (10), às 20h30, no Teatro Municipal de Macaé, o concerto do violinista francês Nicolas Krassik e da pianista Maria Teresa Madeira. Os ingressos são vendidos na bilheteria, nesta quarta e quinta-feira, de 9h às 21h, a R$ 20, ou ainda pelo site www.ingressos.com.br e pelo telefone (22) 4003-2330. O telefone para informações é (22) 2772-4831, ou acesse o site www.culturamacae.com.br. Estudantes e pessoas com idade acima de 60 anos, que apresentem comprovação, têm direito a desconto de 50%.

Maria Teresa e Nicolas tocam juntos desde 2002. A afinidade musical entre os dois surgiu em virtude de suas preferências musicas: choro, samba, música instrumental brasileira e forró. Eles já se apresentaram em diversas salas como: Funarte, Sesc e no Flamengo, no Rio de Janeiro, além da Femúsica, em Campos dos Goytacazes e no Festival de Música de Câmera, no auditório do HSBC, em Curitiba, em 2005.

No repertório do duo interpretações de canções de Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Sivuca, Nelson Cavaquinho, Jacob do Bandolim, Tom Jobim, Pixinguinha e Benedito Lacerda.

Nicolas Krassik, em sua constante busca por novas sonoridades, descobriu uma grande identificação com a música brasileira, e resolveu se mudar para o Brasil em 2001. De formação erudita e jazzística, iniciou seus estudos aos cinco anos, no Conservatoire National de Region d`Aubervilliers-la Courneuve onde estudou durante 14 anos, formando-se em música erudita. Em seguida, estudou na escola de Jazz Centre de Fomation Musicale de Paris por mais um ano.

A partir daí iniciou sua carreira profissional, tocando ao lado de grandes nomes do jazz, tais como Michel Petrucciani, Vincent Courtois, Didier Lockwood, Pierrick Hardy, entre outros. Em 1999, Nicolas foi convidado a ministrar aulas de improvisação na escola de Jazz fundada pelo renomado violinista Didier Lockwood. Quando chegou ao Rio de Janeiro, começou a freqüentar as rodas de samba e choro da Lapa e tocou com artistas consagrados como: Beth Carvalho, João Bosco, Marisa Monte, entre outros.

Maria Teresa Madeira, mestre em Música pela Universidade de Iowa, nos EUA, como solista já esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Brasileira, Petrobras Pró Música, Sinfônica Nacional da UFF, Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso de Câmara do Conservatório Brasileiro de Música, Cedar Rapids Symphony e University of Iowa Chamber Orchestra.

De sua temporada de três anos nos EUA, guarda o privilégio de ter sido selecionada pelo "Performing Arts Council" para se apresentar em diversas cidades americanas divulgando aquela que é uma de suas especialidades e, ao mesmo tempo, uma grande paixão: a música brasileira. Foi diretora musical e pianista de diversas peças teatrais e, além de teatro, participou da minissérie para TV, "Chiquinha Gonzaga. Maria Teresa Madeira é, ainda, patrona do Concurso Nacional de Piano que leva seu nome realizado em Campos.