Trabalhos macaenses irão representar a cidade na Febrace

07/01/2009 11:20:14 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Ano novo e notícia boa para a área científica e tecnológica macaense. Dois trabalhos de estudantes de Macaé foram selecionados entre mais de dois mil projetos de todo o Brasil para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada em março, na Universidade de São Paulo (USP). Ambos os trabalhos são do Colégio Estadual Luiz Reid.

Segundo o coordenador da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), Marcelo Machado, a Febrace é uma das maiores feiras de ciências do Brasil. Os trabalhos macaenses são: Tungíase: Informação é o Melhor Remédio e Citogenética de Peixes para o Estudo da Estrutura e Funcionamento dos Cromossomos. Eles venceram a Femacti em setembro, quando o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho sediou a feira, que reuniu centenas de trabalhos das instituições de ensino macaenses.

- Foram enviados mais de dois mil trabalhos de todo o país, mas só 100 foram selecionados para participar da Febrace – conta Marcelo. - Macaé esteve representada nos últimos três eventos com trabalhos que foram exibidos na Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti) e foram apoiados pelo Governo Riverton Mussi. Obtivemos em 2006 o primeiro lugar, em 2007 o segundo lugar e em 2008 novamente a primeira colocação.

Machado acrescenta ainda que a Femacti se tornou em quatro anos a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, rendendo até a participação internacional de trabalhos macaenses. “Em 2006, fomos à Argentina representar o Brasil numa feira do Mercosul”, conta Marcelo. Ele dá os parabéns a alunos, orientadores, co-orientadores e a todos que ajudam a desenvolver a iniciativa científica em Macaé.

O trabalho Tungíase: Informação é o melhor remédio é desenvolvido pelos alunos Arthur Gil Barroso Rosa e Vinícius Barreto Lima, tendo como orientador o professor André Maurício Barroso e como co-orientadora a professora Martinha Pimentel Machado Magalhães. Está incluído na área de Ciências Biológicas, na esfera de Parasitologia.

Já o trabalho Citogenética de Peixes para o Estudo da Estrutura e Funcionamento dos Cromossomos é apresentado pela aluna Thamires Miguel da Costa e orientado também pela professora Martinha Pimentel Machado Magalhães. A co-orientadora é a professora Marisa Fagundes Carvalho de Azevedo. Este projeto é resultado de trabalhos conjuntos entre o Núcleo de Pesquisas Ecologias de Macaé (Nupem) e o Colégio Luiz Reid, sendo pertencente ao setor Ciências Biológicas, no âmbito de Genética.

Maiores informações podem ser obtidas nos sites: www.femacti.com.br ou http://www.lsi.usp.br/febrace.

Tungíase: Informação é o Melhor Remédio

A Tungíase é uma doença parasitária de potencial zoonótico causada pela instalação da fêmea da pulga Tunga penetrans no interior da pele de seu hospedeiro. Seus principais hospedeiros são os suínos e os seres humanos. Considerando-se a proximidade dos seres humanos com os animais domésticos, principalmente entre comunidades carentes, deve-se alertar a respeito dos riscos de infecção por doenças zoonóticas, uma vez que, se não prevenidas, tornam-se causadoras de sérios problemas, como infecções secundárias de ordem bacterianas, fungicas ou até mesmo parasitárias (miíases, bernes, entre outras).

A ferida causada pela saída da pulga, após a postura de seus ovos pode levar o paciente a quadros clínicos de septicemias, gangrenas e até mesmo tétano, causado pela infecção do local pelo bacilo Clostridium tetani.

Este projeto diagnosticou de forma simples o nível de conhecimento da comunidade macaense a respeito de tal problema através de aplicação de questionários e visitas em locais estratégicos, como residências, escolas e hospitais (públicos e particulares) e postos de saúde. Os resultados da pesquisa mostraram que em média cerca de 70% a 80% dos entrevistados não possuíam conhecimento algum sobre a Tungíase.

A partir destes resultados observaram-se quais os bairros mais afetados pelo bicho de pé. Segundo consulta de fichas de atendimento em postos de saúde públicos no ano de 2007, foi o bairro Lagomar, origem da maioria dos atendimentos para remoção da pulga.


Citogenética de Peixes para o Estudo da Estrutura e Funcionamento dos Cromossomos

Este trabalho visa saber se existe a evolução cromossômica ao longo da evolução das espécies. Para isso procurou-se conhecer a estrutura e o funcionamento dos cromossomos. A citogenética em peixes foi utilizada como método e modelo de estudo.

O projeto visa promover a caracterização cariotípica das diferentes espécies de peixes para posterior comparação. Foram levantadas descrições de novas caracterizações citogenéticas de diferentes espécies para comparar com os dados já existentes de literatura de espécies diretamente relacionadas.

Com a descrição de novas caracterizações citogenéticas de diferentes espécies, os alunos e os seus professores orientadores compararam resultados com os dados já existentes de literatura de espécies próximas ou relacionadas com distância, além de serem levantadas hipóteses acerca dos processos evolutivos ocorridos nos cromossomos dessas espécies. Estima-se a caracterização cariotípica e de bandeamentos cromossômicos de aproximadamente dez novas espécies por ano.