Trânsito e transporte: desafios permanentes para a Mobilidade Urbana

08/05/2009 16:24:03 - Jornalista: Luciene Rangel

Foto: Ana Chaffin

São mais de 120 mil usuários que utilizam diariamente o transporte coletivo

São mais de 120 mil usuários que utilizam diariamente o transporte coletivo e uma frota de carros de quase 70 mil veículos, a segunda maior frota do Norte Fluminense, disputando espaço pelas ruas de um município que há cerca de 40 anos era conhecido com “Princesinha do Atlântico”. Reflexo de um crescimento acelerado fomentado pela indústria do petróleo.

A chegada da Petrobras no final da década de 70 trouxe importantes modificações para cidade. A população que era de 65 mil quase triplicou, modificando também, entre outros segmentos, o trânsito da cidade que contava a esta época com apenas mil carros. Uma transformação que traz conseqüências vistas diariamente por quem passa pelas ruas de Macaé.

Atualmente a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana/Mactran, responsável, entre outras atribuições, pela fiscalização do trânsito de Macaé, conta com cerca de 60 agentes que diariamente estão nas ruas auxiliando os condutores na garantia do cumprimento das leis de trânsito.

Locais como Ponte Ivan Mundim, Parque de Tubos, Mirante da Lagoa, Cancela Preta e RJ 106 recebem constante fiscalização dos agentes, além do apoio oferecido na entrada e saída de escolas em pontos considerados críticos e suporte a intervenções nas vias feitas por Ampla, Cedae e secretarias municipais como serviços públicos e meio ambiente.

Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, importantes conquistas já foram feitas relacionadas ao trânsito e transporte, mas ele ressalta que ainda há muito para se fazer.

- Nosso compromisso é tornar o trânsito cada vez mais seguro e com fluidez e um transporte público que atenda as necessidades da população. Estamos trabalhando diariamente para isso, enfrentando este desafio dinâmico que é o trânsito de Macaé.

Ainda de acordo com o secretário a contribuição de cada um neste processo é fundamental. Ele alerta para a importância que cada um tem no dia a dia no trânsito e informa que críticas e sugestões podem ser feitas via Ouvidoria do órgão pelo telefone 2762-7333.