Trânsito na passagem de nível da Fábio Franco será liberado na noite desta quarta-feira

05/08/2009 17:22:14 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

Tempo bom ajudou a agilizar as obras

Na manhã desta quarta-feira (5), começou o asfaltamento do trecho da passagem de nível próxima à Comunidade da Linha, nos Cajueiros, onde já está instalada a terceira ponte pré-moldada sobre o Canal da Fábio Franco. A expectativa é que a liberação do trânsito na área aconteça na noite desta quarta-feira (5), segundo o engenheiro Edilson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras.

O engenheiro colocou que, depois de espalhada a massa asfáltica, é preciso esperar pela secagem, após o que o trânsito pode ser liberado. “Quando estiver tudo pronto, a Macaé Trânsito e Transportes (Mactran) será informada para proceder na liberação do trânsito na área”, diz o engenheiro, acrescentando que estão sendo utilizadas 50 toneladas de massa asfáltica no local.

Em cima da ponte, o asfalto é espalhado manualmente, mas na parte de baixo, na ligação com a via de tráfego, está sendo utilizada a máquina acabadora, para espalhar de forma mais uniforme o asfalto. A empresa começou também a desmobilização da área, com retirada de equipamentos e se prepara para dar início à instalação da quarta ponte sobre o canal, na subida do Morro de Santana, aguardando apenas, para o início das obras, o aval da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), responsável pela área de ferrovia no município. As peças pré-moldadas que vão compor a quarta ponte já estão construídas.

O asfaltamento foi acompanhado também pelo engenheiro Sérgio Santos, da secretaria de Obras Públicas (Semop), responsável pela fiscalização dos trabalhos.

O engenheiro Edilson Ferreira lembra que as obras da terceira ponte sobre o canal começaram no dia seis de julho e a ação neste local foi mais rápida porque a movimentação de pedestres é menor e não havia ligações de concessionárias (água, luz, telefone, gás e outros serviços). “Com um mês, concluímos as obras nessa passagem de nível. As obras ocorreram em ritmo normal e o tempo também colaborou”, diz o engenheiro.

A instalação das quatro pontes pré-moldadas sobre o Canal da Fábio Franco faz parte da primeira etapa do Programa Água Limpa, de macrodrenagem do município e com o objetivo de evitar os alagamentos em áreas mais baixas da cidade e, ainda, de ampliar o saneamento básico de Macaé.

Para o secretário de Obras, Tadeu Campos, já se pode notar a melhoria do escoamento da águas pluviais no canal com as três pontes já instaladas.

- A vazão das águas pluviais no local foi ampliada, de menos de dois metros para cinco metros e vinte, o que facilita o escoamento das águas pluviais dos bairros dessa área. As obras, que fazem parte da primeira etapa do Programa Água Limpa, prioritário para o governo do prefeito Riverton Mussi, vão continuar, com a instalação da quarta ponte e com as outras ações de macrodrenagem, explica o secretário.

O Programa Água Limpa, da prefeitura de Macaé, tem prazo de conclusão de quatro anos, com recursos próprios da prefeitura, de R$ 277 milhões. Na primeira etapa, o investimento é de R$ 40 milhões.