Transporte Universitário passa a ter novo ponto de partida

12/04/2009 22:21:48 - Jornalista: Luciene Rangel

Foto: Jorge Vicente

Até o dia 22 o TSU manterá contato com os usuários do serviço para informar a mudança

Atuando em vários setores que impactam, quando somados, no trânsito do município, a Secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran buscou entendimento com a coordenação do Transporte Social Universitário (TSU) para promover alteração no sistema que atende, atualmente, a 2.800 alunos. Com isso, a partir do dia 22 de abril os coletivos que atendem a este público passam a sair do Parque da Cidade, nos horários de maior fluxo.

O subsecretário de Transporte, Moisés Moreira, em reunião com os coordenadores do TSU, João batista da Costa Junior e João Felipe Ibrahim da Costa Sena, acordaram a nova sistemática que dará maior velocidade ao transporte dos universitários e ainda desafogará o transito da cidade na medida em que os coletivos circularem por vias alternativas.

- Mostramos para a coordenação do Transporte Social Universitário a necessidade de buscarmos soluções para o trânsito da cidade que, em muitos horários, apresenta inúmeras retenções tendo em vista a concentração de veículos de pequeno e grande porte. Ao deslocarmos o itinerário dos 22 ônibus para vias alternativas não só desafogaremos o trânsito como também estaremos dando celeridade à viagem dos universitários, que não mais cortarão o centro de Macaé, declarou Moisés Moreira.

O coordenador João Batista esclarece, no entanto, que não serão todos os horários que sofrerão alteração. “As linhas que saem diariamente às 5h45 da Avenida Presidente Sodré e aos sábados e domingos serão mantidas como de costume por não afetaram o trânsito da cidade”, disse, informando que saem de Macaé carros com destino a Campos, Rio das Ostras, Silva Jardim, Cabo Frio e Quissamã.

Até o dia 22 o TSU manterá contato com os usuários do serviço para informar a mudança e os benefícios que tanto o município como os estudantes terão. “Usaremos nossa mala direta para contatar os usuários do transporte universitário, mandando email e correspondências, além de divulgarmos em parceria com a Secretaria de Comunicação em jornais e rádios”, disse.

A Secretaria de Mobilidade Urbana, através da Gerência de Estudos e Projetos Especiais, apresentará ao TSU propostas de itinerários possíveis que garantirão agilidade, além de sinalizar os pontos para embarque e desembarque dos estudantes ao logo do trajeto.