Tratamento de esgoto: começam as obras do Subsistema Centro

09/03/2015 17:53:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Juranir Badaró

Ampliação da rede coletora e construção da Estação de Tratamento de Esgoto beneficiarão 120 mil pessoas

Por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) entre a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane) e a Odebrecht Ambiental, a Prefeitura de Macaé deu início à implantação do Subsistema Centro. Ao todo vão ser beneficiadas 120 mil pessoas, de 23 bairros da cidade.

O projeto contará com um investimento de R$ 250 milhões, que serão utilizados na construção de 118 quilômetros de redes de esgoto, incluindo rede coletora, coletor tronco e linha de recalque. Também estão previstas 57 Estações Elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

A ETE Centro será erguida em um terreno na Linha Verde, em duas etapas. Com a conclusão da primeira fase, a unidade será capaz de tratar até 100 litros por segundo. Após a segunda etapa, a ETE Centro tratará 300 litros por segundo.

A estação terá a mesma tecnologia empregada na ETE Mutum: o tratamento terciário, que é responsável pela significativa redução do fósforo e do nitrogênio contidos no esgoto, possibilita que o efluente seja devolvido à natureza mais límpido e livre dos elementos causadores da poluição.

- Outro grande benefício proporcionado com o tratamento terciário é a desinfecção do esgoto, por meio do sistema ultravioleta, que permite a redução de agentes infecciosos presentes no efluente. Essa etapa configura-se como a prática mais segura para o controle de transmissão de doenças -, disse o presidente da Esane, Marcos Muffareg.

As obras serão realizadas nos bairros Vale Encantado, Lagoa, São Marcos, Granja dos Cavaleiros, Novo Cavaleiros, Glória, Cancela Preta, Riviera Fluminense, Sol y Mar, Jardim Vitória, Nova Macaé, Botafogo, Aroeira, Miramar, Visconde de Araujo, Campo D'Oste, Novo Horizonte, Praia Campista, Costa do Sol, Alto dos Cajueiros, Imbetiba, Centro e Cajueiros.