Tudo certo para o III Festival Cabala de Esquetes

04/07/2005 14:38:27 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Macaé vai viver altas temperaturas teatrais por conta do III Festival Cabala de Esquetes, que acontece nos próximos sábado (09) e domingo (10), no Teatro Municipal. Contando com apoio da Fundação Macaé de Cultura e da secretaria de Comunicação Social, o evento, organizado pelo Grupo Cabala de Esquetes, terá a participação de atores de oito cidades.

No sábado, às 17h30, dezenas de atores de Macaé e de outros municípios realizarão, gratuitamente, uma oficina de teatro, com o professor do renomado Colégio de Artes de Laranjeiras (Cal), Jansen Bangolin. Segundo o coordenador do Grupo Cabala, Helielson Barros, serão quatro horas de oficina, cujo enfoque será a interpretação. Os alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes também participarão da reciclagem.

As competições artísticas serão no domingo, a partir das 15h, com a participação de onze grupos de esquetes de Macaé, Rio das Ostras, Três Rios, Conceição de Macabu, Duque de Caxias, Cabo Frio, Niterói e Rio de Janeiro.

Haverá o júri popular – quando serão distribuídas fichas à platéia - e o júri composto por profissionais da área. Jane Celeste Guberfain, Álvaro de Sá e Clarissa Freire julgarão as esquetes. A premiação será em dinheiro e troféus. Serão contemplados o 1º, 2º e 3º lugares, o melhor ator, a melhor atriz e a melhor direção. “Esperamos um público de 400 pessoas, já que na edição do ano passado, tivemos 300 espectadores”, relata Helielson.

O preço do ingresso é de R$ 5. Idosos e estudantes pagam R$ 2,50. Cinqüenta por cento da bilheteria serão revertidos para a Lira dos Conspiradores organizar sua banda e os outros 50% vão ser doados ao projeto social Domingueira em Ação - quando os atores do Cabala fazem apresentações de teatro em instituições de caridade e, ao mesmo tempo, doam cestas básicas no mês de dezembro. Este ano, serão beneficiados o Lar São Francisco de Assis, a Casa do Idoso, o Cemainha e o Ambulatório O Mestre.