UBS Animal completa um mês com mais de 500 animais cadastrados

11/03/2021 14:55:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Divulgação / CEPSACZ

O atendimento é realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 16h

Com a proposta de ofertar serviços veterinários gratuitos e estruturados, a Unidade Básica de Saúde Animal (UBS Animal) de Córrego do Ouro completou um mês na última terça-feira (9) com a realização de 299 atendimentos veterinários para cães e gatos. Nesse período, a unidade também cadastrou 506 animais para castração e 566 para vacinação antirrábica, que começa na próxima terça-feira (16) na Praça de Areia Branca. O atendimento é realizado três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10h às 16h.

De acordo com a responsável pela Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, Pâmela Mussi Valdez, a vacina antirrábica protege os animais contra a raiva e evita a transmissão da doença aos seres humanos. A raiva afeta o sistema nervoso central, podendo evoluir para óbito da pessoa contaminada. A vacinação é gratuita e direcionada a cães e gatos a partir de quatro meses.

“Os animais já cadastrados na UBS Animal serão convocados para vacinação antecipada de acordo com a ordem de cadastro. Aqueles em situação de rua também serão vacinados, desde que estejam acompanhados de protetores ou voluntários”, pontuou Pâmela.

Como Funciona a UBS Animal - A UBS Animal é uma ação da Coordenadoria Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. O serviço funciona no contêiner instalado na praça principal de Córrego do Ouro, todo impermeabilizado e com isolante térmico. A equipe é composta por dois médicos veterinários e dois auxiliares.

Para que os cães e gatos sejam atendidos é necessário que o responsável apresente documento de identidade pessoal com foto, comprovante de residência na serra macaense. O responsável sai da consulta com a receita, se necessário, com a data agendada para o retorno e o encaminhamento para castração ou cirurgia, conforme cada caso.

Quem se interessar em levar um animal em situação de rua para atendimento na UBS ficará como tutor responsável temporário até que o animal seja encaminhado para uma Organização Não Governamental (ONG) ou adotado pelo tutor ou por outra pessoa.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-022-6461 e e-mail: cepsacz@gmail.com.