Uerj em Macaé: prefeitura assina convênio

17/07/2015 14:51:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer / Assessoria Funemac

Foto: Rui Porto Filho

Área de 21 mil metros quadrados vai receber campus da Uerj em Macaé

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) que tem tradição, principalmente, em petróleo e gás, está contando os dias para iniciar as atividades em Macaé. O convênio de cooperação com a prefeitura foi assinado pelo prefeito Dr. Aluízio e o reitor da Uerj, professor Ricardo Vieiralves de Castro, com interveniência da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

- A vinda de mais uma universidade é um importante passo na consolidação do conceito de polo universitário. Macaé não é só petróleo e pesca, mas também a cidade do conhecimento. Toda essa necessidade é mais marcante quando trazemos inovação e tecnologia, mas acima de tudo, qualidade de vida - pontuou o prefeito Dr. Aluízio.

Atrás do Parque de Tubos, em uma área de 21 mil metros quadrados, no Condomínio Bella Vista, será instalado o campus da Uerj em Macaé, que abrigará laboratórios focados na pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. O professor Eduardo Sampaio, diretor do novo campus, juntamente com o vice-presidente da Funemac, Carlos José Mattos de Andrade, visitou, no início deste mês, a Cidade Universitária, onde vai instalar provisoriamente o Laboratório de Adesão e Aderência (LAA) todo em material pultuldrado (fibra de vidro mais resina).

- Há 15 anos trabalho com uma equipe que se especializou em desenvolvimento de projetos tecnológicos focados em inovação, em parceria com o Centro de Pesquisas da Petrobras, Faperj, CNPq e empresas. Iremos ajudar o município a trazer parte dos recursos de pesquisa -, ressaltou Sampaio, que tem experiência do trabalho no campus de Friburgo, onde funciona o Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), da Uerj.

Sampaio disse que desde 2012 a Uerj pretende abrir um campus em Macaé, o que está se concretizando com o apoio da prefeitura, que está transformando o município em ícone em ciência, tecnologia e inovação. Depois da instalação do LAA, a Uerj abrirá, no município, conforme estabelecido no convênio, curso de mestrado tecnológico multi-institucional e pequenos cursos de extensão levando novas tecnologias para as plataformas e ampliando a cultura tecnológica na comunidade.

O presidente da Funemac destaca a iniciativa do governo municipal de reconhecer e dar condições para que mais uma instituição pública de ensino superior se instale em Macaé.

- A Uerj é uma potência educacional. Macaé mais uma vez será agraciada com mais oportunidade de educação de qualidade, comprovando que ser a cidade do conhecimento é uma vocação. A notícia foi recebida com satisfação no meio acadêmico. E nós da Funemac estamos firmes no propósito de fazer Macaé acontecer como um polo forte e sério de educação pública de qualidade - disse.

A Cidade Universitária é gerida pela prefeitura, por meio da Funemac, onde estão instaladas a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), a UFF e a UFRJ. Juntas, elas oferecem à população, gratuitamente, 17 cursos superiores e outros de pós-graduação em diversas áreas. O polo está localizado à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.