UFF e Prefeitura de Macaé realizam circuito de corrida e caminhada no domingo

07/11/2021 15:10:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

O circuito da UFF acontece pela primeira vez no município e tem como objetivo incentivar a prática esportiva e promover inclusão por meio do esporte

O Circuito da Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói), foi realizado pela primeira vez no município de Macaé, na manhã deste domingo (7). O evento que contou com o apoio da Prefeitura de Macaé, foi promovido também pelo Ministério das Cidades, por meio do Programa de Participação e Inclusão no Esporte. O prefeito Welberth Rezende, e a primeira dama Quelen Rezende, participaram da corrida que teve um percurso de 9 km.

Para o prefeito receber eventos como esse no município traz grande satisfação, pois ele mesmo encontrou na prática da corrida, bem estar e mais disposição para enfrentar as tarefas do dia a dia.

“Gostaria de agradecer a UFF, a Secretaria de Esportes e principalmente a todo população que esteve presente no evento, desde crianças e até atletas da Terceira Idade”, ressaltou.

O representante do reitor, Antônio Nóbrega; Francisco Gilberg, do Departamento de Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF/Campus Niterói), explicou que a universidade incentiva à prática de esporte em vários municípios.

“Já estivemos realizando circuitos em Cabo Frio, Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes. Essa é a primeira vez que estamos realizando o evento em Macaé. Nosso reitor por ser cadeirante, entende que o esporte também é uma oportunidade de inclusão social”, pontuou.

Corrida para inclusão social
O corredor Ronaldo Santos, de 43 anos, que perdeu sua visão em vítima de violência urbana há 10 anos, conta que encontrou no esporte uma forma de cuidar mais da saúde.

“Há dois anos estava pesando 109 quilos e a minha família já tem tendência à diabetes, por recomendação médica, tive que emagrecer e comecei a fazer exercícios na praça e depois comecei a treinar corrida há nove meses”, contou.

Ele acrescentou ainda que agora “tomou gosto” pela corrida e segue treinando e tem outras competições pela frente, durante ainda este mês.

Estrutura - Todos os participantes receberam durante o evento uma estrutura com banheiros químicos, tendas para hidratação, profissionais de fisioterapia e uma ambulância com uma equipe médica.

Os participantes da corrida receberam troféus, já os da caminhada que realizaram um percurso de 3 km, ganharam medalhas de participação. O evento contou com atletas desde crianças acompanhadas pelos pais, até o mais velho o utramaratonista de 91 aos de idade, Sebastião Caldas.
Assista ao vídeo sobbre a corrida.


Fotos Relacionadas