Último dia para inscrição dos Jovens pela Paz em Macaé

19/01/2009 08:57:05 - Jornalista: Equipe Secom

Jovens com idade entre 15 e 29 anos que residem nos bairros Malvinas e Botafogo tem até o dia de hoje, segunda-feira, 19, para efetuar a inscrição no projeto Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo) conhecido como "Jovens pela Paz". Os interessados devem se dirigir ao Ciep da Aroeira das 9h às 17h. Das 150 vagas disponíveis, 69 já foram preenchidas no primeiro dia da inscrição, na última sexta-feira, 16.

O projeto consiste em cursos de Administração e Turismo que serão ministrados a partir de fevereiro. Durante o curso, os jovens receberão uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 100. Esta é mais uma parceria da prefeitura de Macaé com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e o Governo Federal com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Entre os dias 7 e 9 deste mês foram feitas 439 pré-inscrições no Ciep da Aroeira, de jovens moradores da Malvinas e Botafogo, que tiveram cinco opções de cursos para escolha no ato da inscrição. A maioria preferiu Administração e Turismo.

Além do Protejo "Jovens pela Paz", Macaé conta com mais dois projetos federais sendo desenvolvidos na Malvinas e no Botafogo: Mulheres da Paz e Espaços Urbanos e Seguros (Peus), também fruto da união entre os governos municipal, estadual e federal, implantada no governo Riverton Mussi.

As 140 mulheres da paz já estão trabalhando nas comunidades e vão receber uma ajuda de R$ 190 mensais do governo federal a partir deste mês. Em novembro foi publicado um edital e posteriormente 590 mulheres se inscreveram no processo seletivo realizado no Colégio Estadual Senhor dos Passos.

Espaços Urbanos Seguros (Peus) – A seleção para os 10 jovens que vão fazer o curso no Senac, de técnicas na construção civil foram feitas no mesmo período das inscrições para o projeto Jovens pela Paz. As empresas que ganharem as licitações das obras realizadas pelo governo do estado na Malvinas e no Botafogo terão que contratar esses 10 jovens formados neste projeto.