Um ano histórico para o Macaé Esporte

31/12/2008 11:36:03 - Jornalista: Tiago Ferreira

O ano de 2008 ficará para sempre na memória do torcedor macaense. E o capítulo mais importante desta história foi escrito logo no início da temporada, com a estréia do Macaé Esporte na elite do futebol do Rio de Janeiro. E a participação do alvianil no Carioca pode ser considerada boa, principalmente para um debutante. A sétima colocação garantiu ao clube uma vaga na Série C do Brasileiro.

Entretanto, antes disso, o Macaé Esporte disputou a Copa Rio, competição que dava ao campeão o direito de disputar a Copa do Brasil de 2009 e, ao vice, a Série D do Brasileiro do mesmo ano. Os macaenses entraram na segunda fase do campeonato. Com um início promissor, o alvianil praiano avançou na Copa Rio, mas acabou sendo eliminado na etapa seguinte, antes das fases semifinal e final.

Já na Série C do Brasileiro, competição que o Macaé Esporte disputava pela segunda vez na sua história [a primeira fora no ano de 2003], os comandados pelo técnico Alexandre Gama sofreram apenas uma derrota no campeonato e não conseguiram avançar para a segunda fase. Agora, em 2009, o alvianil terá que buscar no Carioca – ou na Copa Rio – uma vaga em competições de nível nacional.

Números

Somando-se as partidas amistosas, o Macaé Esporte disputou 46 jogos em 2008. Foram 25 vitórias, 10 empates e 11 derrotas, o que dá um aproveitamento de 61,6%. O ataque macaense quase alcançou a marca centenária de gols. O time macaense balançou a rede dos rivais em 98 ocasiões [média de 2,13 por partida]. Já a defesa do alvianil sofreu apenas 47 gols [média de 1,02 por partida].

Considerando-se apenas as partidas oficiais (Carioca, Copa Rio e Série C), o clube entrou em campo 33 vezes, obtendo 12 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Com esses números, o aproveitamento cai para 46,5%. O ataque marcou 43 gols [média de 1,30 por jogo] e a defesa sofreu 40 gols [média de 0,93 por jogo]. Já nos amistosos, o alvianil venceu todos as 13 partidas que disputou em 2008.

O artilheiro da temporada foi o atacante Jones, com 21 gols (sendo 11 em jogos oficiais). O jogador ficou no Macaé somente no primeiro semestre, tendo disputado o Carioca e a Copa Rio. Depois, ele defendeu o Bahia na Série B do Brasileiro. O segundo goleador do time foi o meia Tiano, que fez 9 gols (todos em amistosos), seguido do atacante Bruno Mezenga, com 8. O meia Zada e o atacante Osmar vêm logo depois, com 7 gols cada.