Unamama contabiliza em três meses mais de 600 atendimentos

17/05/2010 12:58:18 - Jornalista: Pedro Morais

A União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) contabilizou este ano mais de 600 atendimentos a pacientes em sua sede. Entre os diversos serviços oferecidos ao público estão os de serviço social e alongamento e respiração.

No mês de fevereiro, quando foram iniciados os trabalhos este ano, a Unamama atendeu 87 pessoas. Já em março, foram 273 atendidos ao todo, 17 ultrasonografias e 16 mamografias foram concedidas e 51 mulheres tiveram suas mamas avaliadas, dentre outros atendimentos realizados.

No geral, em abril foram constatados 246 atendimentos. Trinta e três pessoas receberam acolhimento psicológico, 43 mulheres passaram pelo setor de serviço social, além de 40 mulheres que tiveram suas mamas avaliadas pela ginecologista.

Desde que foi iniciada a série de palestras “Prevenção e saúde da mulher”, em 2008, a União Macaense Solidária no Combate ao Câncer de Mama atingiu um público de 3.764. Este ano, em fevereiro e março, foi contabilizado, em 14 palestras, um público de 1016 expectadores.

O objetivo do programa é o de levar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama principalmente à população do sexo feminino.

O número foi estimado de acordo com as assinaturas do livro de presença que é assinado durante as palestras. Em 2008, em 34 palestras foram atingidas 1.617 pessoas; no ano seguinte, 1.131 pessoas participaram de 38 edições do evento.

A Unamama ministra palestras em empresas públicas e privadas, instituições de caráter religioso, associações entre outros, levando para os locais o kit de trabalho, que é composto de camisa, colar da Vitória, laços rosas, DVD, folders e a Mamamiga (modelo de mama de silicone didático).