Unamama lança colar de prevenção ao câncer de mama

01/12/2008 16:42:26 - Jornalista: Walesca Freire

Encerrando a programação da Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama no sábado, 29, no Plaza Macaé, o estande da Prefeitura Municipal de Macaé lotou de interessados em conhecer os trabalhos oferecidos pela União Macaense no Combate ao Câncer de Mama (Unamama) e o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo). A novidade foi o "colar da vitória", símbolo da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), na promoção da educação para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

A nutricionista Cláudia Noronha Caseiro, 39, não conhecia a Unamama e aproveitou a oportunidade para comprar uma camisa e aderir à rede de mulheres. "É importante este trabalho, Eu vim ao shopping trazer minha filha para ver o papai Noel e me deparei com o estande. Ganhei um laço cor-de-rosa, conheci a Mamamiga, o colar, o livro e comprei uma camisa para ajudar a divulgar", disse.
No estande decorado com bolas cor de rosa, houve também distribuição de folders, informações sobre a alimentação anti-câncer, sorteio dos livros de autoria da vereadora Marilena Garcia: "Câncer de Mama: Rede de Ação e Afeto".
O colar foi vendido por R$ 15,00 e rapidamente esgotou. "As mulheres adoraram o acessório. Esse colar representa a evolução dos nódulos cujo crescimento é proporcional à diminuição das chances de cura da doença. Vendemos também livros e camisas da Unamama. Nosso trabalho continua essa semana. Na quarta-feira (03), estaremos na empresa Mariner Serviços Subaquáticos Ltda, no Parque de Tubos, promovendo palestra seguida do estande com ações visando à conscientização", informaram a coordenadora Sônia Cavour e a presidente Wilma Martins.
No próximo dia 17, atendendo um convite da empresa Brasil Center, o estande da Unamama vai estar participando da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), cujo objetivo é integrar e conscientizar os trabalhadores sobre a importância de conservar e proteger a saúde e a integridade física. De acordo com a NR 5 da portaria 3214/78, as empresas devem, anualmente, promover a Sipat, desenvolvendo palestras, tendo temas voltados para segurança e saúde do trabalhador.
A presidente do Capo, primeira dama do município e ex-paciente do câncer de mama, Márcia Moraes, apoiou a realização do evento e disse que a parceria entre Prefeitura, Unamama e Capo significa a união de forças na luta contra esta doença, que vem sendo chamada de `O mal do século`.
O câncer de mama é a terceira maior causa de mortes no Brasil, só perdendo para os problemas cardiovasculares e acidentes de trânsito. O auto-exame e a realização da mamografia são as principais medidas de prevenção. A alimentação vem como complemento. Apesar de silenciosa e perigosa, carente de ser mais conhecida, discutida e divulgada, o câncer é uma doença que tem cura total, se tratada no início.
Um dos trabalhos mais conhecidos de prevenção ao Câncer de Mama no município desenvolvido pela Unamama são as palestras que visam à formação de multiplicadores na prevenção do Câncer de Mama por meio da conscientização. Mais informações sobre a Unamama podem ser obtidas no site www.unamamamacae.org.br ou pelo telefone 2772-2048.