Unidades habitacionais do PAC na Ajuda continuam em obras

17/04/2015 09:40:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

As 128 casas estão em fase de conclusão e as ruas recebem pavimentação

Está adiantada a construção das 128 unidades habitacionais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Complexo da Ajuda. Essas casas serão entregues às famílias residentes em área de risco sob as torres da Ampla no Planalto da Ajuda desde 1990. São 128 unidades de alvenaria no Bosque Azul. Algumas de um só pavimento, outras são prédios ou casas de dois pavimentos, localizadas próximas às 2.208 unidades habitacionais do projeto Minha Casa, Minha Vida, ainda em construção no local.

As casas estão sendo concluídas, as ruas já recebem a pavimentação e está em fase de conclusão um reservatório, com castelo de água, com capacidade de armazenar quatro milhões de metros cúbicos de água, para abastecer toda a região do Complexo da Ajuda. A localidade vai receber água da Cedae, que está ampliando o abastecimento de água para atender a zona norte da cidade, através da Adutora 2.

As obras das 128 residências acontecem em parceria com a Caixa Econômica Federal e o objetivo é fazer a remoção dos moradores para as novas residências até o final do ano. Na quarta-feira (15) o funcionário da Caixa, Márcio Godoy, vistoriou a obra.

Essas unidades habitacionais do Programa Macaé Melhor da secretaria de Habitação, ligado à secretaria Nacional de Habitação, têm como objetivo a urbanização de Assentamento Precários( ZEIs) do município, com verba do PAC2. A área terá toda infraestrutura e já conta com um Centro de Referência Especial de Assistência Social (CREAS) em funcionamento.

Objetivo é criar um bairro com toda infraestrutura

Segundo a secretaria de Habitação, o local contará com equipamentos públicos: uma escola de educação infantil, uma biblioteca, Unidade Básica de Saúde, um centro comunitário, a sede da associação de moradores, praças com área de lazer e com academia de ginástica para a terceira idade. Campo de futebol e playground complementam a obra, atendendo a proposta de urbanização de área de ZEIs: a de que o local seja um novo bairro, integrado à área urbana, compondo o arco viário do município e integrado às comunidades próximas, como a Ajuda de Baixo.

De acordo com a secretária de Habitação, Alessandra Aguiar, antes de iniciar a construção das casas, foi realizada uma pesquisa no entorno, seguindo a política habitacional e diretriz do governo federal, a de ocupar áreas da Zona Especial de Interesse Social, construindo bairros integrados à cidade, com serviços públicos. “A proposta é criar um bairro, atendendo à demanda do Plano Local de Habitação de Interesse Social”, pontuou Alessandra, acrescentando que será iniciada a construção da escola e creche na área.

A prefeitura e a secretaria de Habitação vão fazer a Regularização Fundiária do Complexo da Ajuda, dando os títulos de propriedade às famílias que vão ocupar as unidades, atendendo ao Plano de Urbanização do Complexo da Ajuda.