V Festival Macaé de Cultura e Gastronomia acontece em agosto

14/07/2014 15:18:00 - Jornalista: Assessoria Macaé CVB

De 07 a 10 de agosto, o município vai se transformar no maior e melhor destino gastronômico do Estado do Rio. O Festival Macaé de Cultura e Gastronomia de Macaé, em sua quinta edição terá como tema “Macaé a Gosto", com 12 restaurantes participantes. O evento é realizado pela Associação do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, em parceria com o Macaé Convention Visitores Bureau (Macaé CVB), com o apoio da Prefeitura de Macaé, Sebrae, Firjan, Sindicato de Hospitalidade e Alimentação de Macaé (SHAM) e patrocinadores dos setores de alimentação, móveis, fornecedores de bebidas, energia elétrica, gás e outros. Cada estabelecimento interpreta o tema mantendo sua tradição e seu diferencial. Opções não faltam, têm bistrôs, restaurantes, churrascarias, bares e choperias participando.

Para o presidente da associação, Renato Martins, o festival cresce a cada edição. “O Festival Gastronômico tem como objetivo a inserção de Macaé no roteiro gastronômico nacional e a divulgação da importância do segmento para o destino do município e uma oportunidade para atrair os consumidores habituais e, principalmente, novos clientes”, pontua, acrescentando que o evento é destinado a quem aprecia a cultura e boa mesa. “Será a oportunidade de reunir famílias macaenses e turistas para degustarem a variedade da gastronomia e desfrutarem bons momentos num ambiente exuberante”, frisa.

Repetindo o sucesso do ano passado, grandes chefs renomados elaborarão um menu de degustação para 300 pessoas (por apresentação). O evento acontece ao longo da Orla da Praia dos Cavaleiros e a previsão é que a estrutura aumente 30%, em relação a 2013. Seguindo o mesmo conceito de edições anteriores, vários quiosques serão espalhados na Via Gastronômica da Praia dos Cavaleiros, na qual os restaurantes participantes oferecerão as delícias para serem saboreadas, entre lounges, onde pessoas podem sentar, conversar e desfrutar de um momento descontraído, alegre e bonito.

Na ultima edição, o destaque foi a apresentação do talentoso Chef Claude Troigros. Além de Chef Marravilha (Claude), o evento contou com a participação de chefs como Ludmila Soeiro; Paula Prandini; Paquito; Massimo Torresan e Leonardo Coalhada. A intenção é de manter o mesmo nível. Neste ano, os convidados são: Massimo Torresan, Chef Pedro Artagão, Chef Gustavo Rinkevich, Chef Checho Gonzalez, Chef Mauro Dias, Chef Paquito, entre outros.

Como de costume, os chefs renomados mostrarão toda a sua criatividade numa cozinha show, elaborando pratos harmonizados com os melhores vinhos e cervejas. Durante todos os dias, os profissionais da área demonstrarão talento através de eventos variados como festins, oficinas, shows, curso e workshops. Cursos, palestras e oficinas serão ministrados gratuitamente, através de senhas limitadas.

A quinta edição contará ainda com shows de grandes talentos da MPB, como Carlos Malta, Fernanda Takai e Marina Elail. Idealizado em 2010, o Festival Macaé de Cultura & Gastronomia veio para somar um novo atrativo ao rico roteiro turístico e gastronômico da cidade, reunindo grandes personalidades da culinária nacional e internacional.

Os restaurantes participantes são: Durval Restaurante; Estação da Praia; Koni Store Macaé; Ilhote Sul; La Fazendinha; Tokyo; Kebab; Devassa; Parada do Chopp; Picanha do Zé I e II; Seu Adonias; e Deguster.