Vacinação anti-rábica continua nos bairros

02/10/2008 11:45:14 - Jornalista: Ana Carolina Benjamin - estagiária

Continua a campanha de vacinação anti-rábica, iniciada no último dia 15. A campanha, realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa), já imunizou 5.820 animais. O objetivo é vacinar 20.929 cães e gatos em todo o município.

Os animais podem ser imunizados no Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) ou em diversos pontos itinerantes da cidade. Nesta quinta-feira (2) uma equipe do CCZ estará vacinado na sede da Associação de Moradores do bairro Nova Macaé e na sexta feira (3) na Praça do Lions, no bairro Imbetiba, e no campo de futebol do bairro Malvinas.

De acordo com o médico veterinário Jonhny Maia, é muito importante levar o cartão de vacinação do ano anterior para fazer o controle das doses recebidas pelo animal. A imunização será somente realizada em cães e gatos, a partir do primeiro mês de idade. Os animais devem ser vacinados apenas uma vez ao ano, e fêmeas gestantes também podem ser imunizadas.

A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal transmitida aos mamíferos, inclusive o homem, através da mordida, arranhão ou lambedura de cães, gatos ou morcegos, contaminados pelo Vírus Rábico.

O cão é o principal transmissor da raiva em regiões urbanas, porém a disseminação do vírus rábico na população canina está sob controle. Para manter essa situação controlada, é fundamental que a população colabore levando seus animais para serem vacinados, e com isso, prevenir a ocorrência de Raiva Animal evitando que pessoas possam ser contaminadas. Cuidar e proteger animais de estimação significa vaciná-los todos os anos.