Vacinação contra gripe termina sexta-feira

02/05/2005 14:36:48 - Jornalista: Eny Maria Rios

Termina nesta sexta-feira, dias seis, a Campanha de Vacinação contra a gripe para idosos acima de 60 anos, cujo slogan é “O importante é ter saúde. Vacine-se contra a gripe”. Os Postos de Saúde e as Unidades do Programa Saúde da Família de Macaé estão funcionando das 8h às 17h.

A meta da Secretaria de Saúde de Macaé é superar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de imunizar 70% da população idosa. De acordo com a gerente do setor de Imunização da Coordenadoria de Saúde Coletiva de Macaé, Irmã Terezinha Kovacf, até sábado aproximadamente metade dos idosos já haviam tomado a vacina. A expectativa da prefeitura é de que aproximadamente 12 mil idosos sejam vacinados no município.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, ressalta a necessidade da vacinação todos os anos, pois o vírus da gripe é muito mutável. “Só não podem ser vacinados aqueles que têm um quadro raríssimo, que é a alergia comprovada à proteína do ovo, pois a dose é produzida em embriões de galinha”, lembra.

O objetivo da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que começou no dia 25 de abril, é proteger essa população das complicações da gripe e de outras doenças preveníveis por vacinas, uma vez que esta faixa etária é mais vulnerável às enfermidades.

A Semusa também montou uma equipe de vacinadores que esta atuando nos hospitais, clínicas, asilos e residências onde existem acamados, basta procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência ou no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e agendar.

A gerente do setor de Imunização, lembra ainda que no próximo mês, será realizada a primeira etapa da Campanha Nacional de vacinação contra a paralisia infantil, para crianças de zero a cinco anos.