Vacinação contra o HPV prossegue nas unidades de saúde

11/04/2024 12:35:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O imunizante é voltado para meninas e meninos com idade entre nove e 14 anos

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa Municipal de Imunização, iniciou o novo esquema de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que passou a ser aplicada em dose única. O imunizante é voltado para meninas e meninos com idade entre nove e 14 anos e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde e de Estratégia Saúde da Família, localizadas nos bairros, distritos e localidades da Região Serrana.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização, Samyra Mayer, o município tem uma boa adesão. “Em 2024 foram aplicadas 1508 doses, sendo que no esquema de duas doses, já com a nova alteração foram 49 doses aplicadas”, disse acrescentando que a mudança, anunciada pelo Ministério da Saúde (MS), seguiu as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), baseadas em estudos que confirmaram a eficácia com apenas uma dose do imunizante.

Também há uma orientação para fazer a busca ativa de adolescentes com idade até 19 anos, que não foram vacinados contra o HPV. O grupo prioritário para imunização inclui ainda, as pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR), com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual e outras condições específicas, conforme disposição do Programa Nacional de Imunizações (PNI), podendo receber a vacina até os 45 anos, em três doses.

A vacina é disponibilizada gratuitamente na rede pública de saúde desde 2014, além de proteger contra o câncer de colo de útero, tem a capacidade de imunização contra o vírus que causa câncer de pênis, vulva, boca, entre outras complicações.


Fotos Relacionadas