Vacinação contra rubéola acontece até dia 30

12/09/2008 13:53:32 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foi prorrogada até o próximo dia 30 a Campanha Nacional de Vacinação para a eliminação da rubéola. Em Macaé, a secretaria Especial de Saúde montou um esquema especial para este final de semana. No sábado e domingo, a vacina será disponibilizada na praia dos Cavaleiros e na praça Arlindo Mourão, na Aroeira. Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, apenas quatro conseguiram atingir a meta.

A vacina é destinada aos homens e mulheres com idade entre 12 e 39 anos. De acordo com a gerente do programa de Imunização, Soraya Fernandes, serão montadas novas estratégias para atingir o público alvo. “Além de disponibilizarmos a vacina nas unidades do PSF e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, estamos com atuação nas empresas e no Terminal Central. Agora vamos percorrer outros pontos”, completa.

Soraya alerta que a rubéola é uma doença que se torna grave quando ocorre em mulheres grávidas, já que pode provocar aborto ou deixar seqüelas no bebê, como cegueira, surdez, doenças cardíacas ou retardo mental. A mulher vacinada não pega rubéola e protege seu filho.

O secretário de Saúde, Luiz da Penha, reforçou o pedido, principalmente para a população masculina. “Todos que estão na faixa etária prevista na campanha devem tomar a vacina e garantir a erradicação dessa doença”, diz lembrando que no ano passado, 70% dos 8.684 casos de rubéola registrados no país ocorreram entre homens, apontando a necessidade de imunizar essa população e garantir a eliminação do vírus do meio ambiente.

- Embora a rubéola seja benigna para homens, é importante que eles também sejam vacinados para evitar que a doença seja transmitida para as mulheres. Precisamos de um índice de vacinação alta. Só com a imunidade coletiva conseguiremos erradicar a doença, destacou o secretário.

De acordo com a coordenadora nacional de imunização do Ministério da Saúde, Marília Bulhões ressalta que a maior dificuldade é chegar até os homens de 20 a 39 anos para vacinar. "Há uma lenda de que o homem tem medo de injeção, de que a vacinação o impeça de jogar futebol ou tomar uma cervejinha, atividades de lazer que o homem sempre gosta", disse.

A meta da secretaria de Saúde é imunizar 100% da população entre 12 e 39 anos, o que corresponde a 87 mil pessoas em Macaé. Dados da coordenação de Saúde Coletiva mostram que até a manhã desta sexta-feira (12) mais de 55 mil pessoas foram vacinadas no município, correspondendo assim, 67%.