Vacinação: idosos recebem a segunda dose

11/02/2021 17:09:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação / Casa do Idoso

A vacinação complementar ocorreu nesta quinta-feira (11)

Os idosos residentes em abrigos de longa permanência de Macaé receberam, nesta quinta-feira (11), a dose complementar da vacina contra Covid-19. Durante a manhã a equipe de imunização da Secretaria de Saúde esteve na Casa do Idoso, no bairro Imbetiba, e na Instituição de Longa Permanência do Idoso (ILPI).

Amanhã (sexta-feira, dia 12), o trabalho prossegue na Pousada da Cidadania, Toca de Assis e Recanto dos Idosos. Além dos idosos, também estão recebendo a segunda dose da Coronavac os profissionais de saúde que atuam diretamente ao paciente Covid-19 e que tomaram a primeira dose entre os dias 20 e 26 de janeiro.

A coordenadora da Casa do Idoso, Cleuseni Ribeiro Molter, falou da expectativa de todos para a chegada da vacina e a esperança é que com a segunda dose a rotina vá voltando ao normal, mantendo todos os cuidados. "Estamos, ao longo desses meses, com restrições muito rigorosas. Temos aqui 58 idosos, alguns são independentes, gostam de fazer suas compras, e neste período ficaram isolados", disse.

Cleuseni elogiou a ação imediata da prefeitura assim que as vacinas chegaram e a conduta dos profissionais da Secretaria de Saúde com os idosos. "Só temos que agradecer o poder público, todos foram muito eficientes", destacou.

Para a residente da Casa do Idoso, Etelvina Pereira de Azevedo, 72 anos, a sensação é de conquista da liberdade, mas com responsabilidade. "A vacina pra mim representa mais uma conquista para minha liberdade. O momento é de reflexão, de agradecer e parabenizar os cientistas na criação dessa vacina, e aos profissionais da linha de frente que trabalharam tanto, abrindo mão até do convívio com seus familiares", afirmou.

Profissionais de saúde

A vacinação da segunda dose para os profissionais de saúde acontece até esta sexta-feira (12), na Cidade Universitária e no Hospital Público de Macaé (HPM), com a aplicação somente para os funcionários da instituição que já haviam recebido a primeira dose.

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 teve início no município no dia 19 de janeiro. A meta da prefeitura é imunizar toda a população, respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde e, para isso, aguarda o envio de mais doses para que a vacinação avance.