Vagas esgotadas para o Simpósio de Alfabetização

08/06/2010 10:06:54 - Jornalista: Andréa Lisboa

Esgotaram-se, na segunda-feira (7), as mais de 200 vagas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o “Simpósio de Alfabetização: Desafios e Perspectivas”. O evento, que acontecerá no próximo dia 17, das 9h às 17h, na Cidade Universitária, atraiu o interesse dos profissionais da rede municipal de ensino e especialmente daqueles que ingressaram, neste ano, por meio do último concurso público.

Uma das participações mais esperadas do encontro é a da professora PhD, Fátima Cristina de Mendonça Alves, autora do livro “Qualidade na educação fundamental pública nas capitais brasileiras: tendências”.

“O simpósio, que foi pensado para ser mais um instrumento de valorização do processo de alfabetização na rede municipal, será também um momento de integração dos educadores que atuam na Educação de Macaé, os que ingressam, neste ano, pelo concurso e gestores. Será uma oportunidade de apresentarmos nossa rede e todos os projetos”, declara a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

O simpósio é parte do programa desenvolvido pela Semed de qualificação do servidor, a fim de motivar seu crescimento profissional e ainda de melhorar o atendimento à população. Em 2009, mais de três mil servidores de diferentes setores da administração pública foram formados. Neste ano, o número já passa de quinhentos.

“Essa é uma forma de estendermos o conhecimento produzido pelas instituições de nível superior aos profissionais que atuam na administração pública e à comunidade. Esse saber leva ao desenvolvimento sócio-econômico do município e aumenta a qualidade de vida. Isso foi possível pelo engajamento da FeMASS e também por meio da parceria com a UFRJ”, completa Marilena.

O programa de formação do servidor municipal é integrado aos cursos de nível superior ministrados na Cidade Universitária. Alguns são desenvolvidos vinculados à Faculdade Pública Municipal, a FeMASS; outros, em colaboração com a UFRJ ou por iniciativa dessa universidade. Nesse evento, serão levantadas as discussões abertas no curso de pós-graduação em Alfabetização da FeMASS.