Vencedores do PLUMa serão conhecidos em março

20/02/2015 10:46:00 - Jornalista: Bertha Muniz / Funemac Comunicação

Falta bem pouco para que os autores das três melhores poesias inscritas no Prêmio Literário Universitário de Macaé (PLUMa), promovido pela prefeitura, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), sejam conhecidos. No próximo dia 11 de março, às 19h, acontece no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, a premiação do concurso.

As poesias classificadas para a final foram selecionadas no fim do ano passado, através de comissões formadas por profissionais ligados às áreas de língua portuguesa, literatura, comunicação e teatro. Os títulos das obras aptas a participarem da premiação foram publicados em um jornal local em dezembro de 2014.

Para Sandra Matsumura, coordenadora da Editora e Livraria Funemac, a mágica mistura de arte, música e poesia surpreenderá ainda mais. Neste segundo Prêmio Literário Universitário, desejamos evidenciar novos talentos, como já fizemos na primeira edição. "Dessa vez, queremos dar um enfoque ainda maior à arte poética, oferecendo a todos os amantes da poesia uma noite de inspiração e encontros”, enfatizou.

A comissão julgadora responsável pela seleção da final do PLUMa será formada pela jornalista e editora do Caderno D do jornal O Debate, Isis Maria Borges Gomes; o jornalista e editor do jornal Expresso Regional, André Luiz Cabral; o Mestre em Ciência da Arte (UFF), Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor e Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (FAFIMA) e coordenador do Núcleo de Apoio e Fomento à Pesquisa (NAFPA) da Funemac, Luiz Guaracy Gasparelli Júnior; a vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, Gisele Muniz; o poeta, ensaísta e crítico, com Pós-Doutorado em Tradução Poética pela Universidade de Paris-III / Sorbonne Nouvelle (2005), atualmente, professor Titular de Poética da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, em Campos-RJ, Pedro Lyra e o escritor e estudante de Comunicação Social, Lucas Borges.

Cada componente da banca seguirá ao todo seis critérios de avaliação que auxiliarão na escolha das melhores poesias da noite. O Prêmio Literário Universitário de Macaé (PLUMa) tem o objetivo de investir na efervescência cultural universitária, resgatando assim a atividade que acontecia entre as décadas de 70 e 80: os Festivais Universitários. Trata-se de um projeto diferenciado que visa estabelecer a importância pedagógica e cultural de um evento promovido por uma instituição de ensino superior.

- Incentivar o olhar da poesia neste mundo de intolerâncias e desavenças não é somente uma forma de gerarmos novas reflexões, mas, acima de tudo, um imperativo urgente, pulsante, nesta sociedade carente de inspirações - acrescentou Sandra.

Em sua primeira edição, no ano passado, os vencedores foram: Yohane Cardoso, em 1º lugar, com a poesia "Artefato". Em 2° lugar ficou a poesia "Ao leste", da autora Carla Pereira. Já o 3° lugar ficou com Uliana Pontes, autora da poesia "Olhos Castanhos". A Cidade Universitária está situada à Rua Aloízio da Silva Gomes, número 50, na Granja dos Cavaleiros.