“Verão #tônoRio" e Artesanato prosseguem na Praia do Pecado

05/02/2022 19:01:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Visitantes podem conhecer turismo e artesanato

Prossegue até este domingo (6), na Praia do Pecado, a edição do Projeto “Verão #tônoRio” da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ). O público está tendo a oportunidade de apreciar o cenário da praia ,o clima de verão e o contêiner instagramável, instalado no local, das 9h até 16h.

A programação é uma parceria do Governo do Estado com a Secretaria Adjunta de Turismo da Prefeitura de Macaé. Na oportunidade o visitante pode registrar a presença por meio de imagens de drone. Vale lembrar, que o contêiner conta ainda com espaço a céu aberto, além de um balcão de informações turísticas onde é possível conhecer mais sobre as 12 regiões turísticas que compõem o RJ e receber orientações sobre Macaé através da apresentação de mapa instrucional. O espaço também está sendo animado pela musicalidade do DJ e bastante procurado por conta da captura de imagens pela equipe do projeto para redes sociais .

A carioca Leila dos Reis resolveu visitar o local. "Gostei. É diferente, colorido e atraente", contou acompanhada dos familiares Tânia e Lucas dos Reis. Crislaine Moraes também fez questão de conhecer o balcão. "Saber mais sobre o turismo de Macaé é importante", afirma. Também na mesma área, um grupo de 20 artesãs se dividiram para expor até este domingo (6) na van do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria Estadual de Turismo), com apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Macaé.

As representantes que possuem a Carteira Nacional do Artesão elogiaram o evento e agradeceram a oportunidade. Ângela Maria Pereira Coutinho é uma delas. Atuante na arte da pesca, ela fez questão de levar produtos como colares e brincos produzidos através de escamas de peixes. "Gostei muito de poder participar. É verão e as pessoas ficam mais animadas em comprar acessórios. O melhor é que nosso trabalho está sendo ainda mais conhecido", destaca. Da mesma opinião é Kerolin Martins Simões.Ela que está comercializando produtos de decoração, bolsas e acessórios em macrame confessou que o artesanato virou uma renda. "Aprendi a técnica pela internet, e hoje estou aqui com outras pessoas podendo compartilhar experiências, apresentar o trabalho e agregar em um projeto tão gratificante", disse.

O secretário Adjunto de Turismo, Leonardo Anderson e de Cultura, Leandro Mussi destacam que os projetos são importantes. "A iniciativa tem a intenção de promover Macaé e região e fomentar turismo e cultura", pontuam. Vale lembrar, que o programa de Artesanato do Governo do Estado do Rio de Janeiro visa fomentar e contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor artesanal como estratégia econômica, cultural, social e turística, através de ações que estimulem a criatividade e produtividade.


Fotos Relacionadas