Vereadores de Cardoso Moreira visitam unidade de atendimento da prefeitura

29/09/2009 18:23:41 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

Visita aconteceu na última sexta-feira

Com 450 atendimentos diários, a Central do Trabalhador de Macaé (CTM), órgão da prefeitura vinculado à subsecretaria de Trabalho e Renda, já é uma referência na região. Para conhecer o trabalho desenvolvido na captação de vagas de emprego junto às empresas, o cadastramento de trabalhos que buscam inserção no mercado de trabalho e os cursos de qualificação, vereadores de Cardoso Moreira estiveram nesta sexta-feira (25), na CTM. O subsecretário de Trabalho e Renda, Marcos Vinícius Marins Crespo, recebeu o grupo.

A CTM possui 900 empresas cadastradas e, atualmente, promove cinco cursos de qualificação, em parceria com a secretaria de Educação, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional de Macaé (Cetep): telemarketing, taifeiro, camareiro, manipulação de alimentos e primeiros socorros.

- O objetivo é promover cursos de qualificação para a população de Macaé, que estejam de acordo com o que o mercado está pedindo. O que adiantar qualificar se o mercado não vai absorver? Nesta sexta-feira, por exemplo, temos 100 vagas para atendente de restaurante, 80 para operador de telemarketing e 20 para caldeireiros. Além disso, procuramos fazer parcerias com outras secretarias e subsecretarias para que o trabalho seja desenvolvido melhor ainda -, ressaltou Marcos Crespo.

Na comitiva de Cardoso Moreira estavam os vereadores Jomar Suisso Antunes, William Francisco Oliveira Neto e a enfermeira e suplente de vereador Rosemere Miller Ribeiro. “Estivemos com o prefeito Riverton na Exposição Agropecuária de Cardoso e ele nos falou sobre o trabalho desenvolvido pela Central do Trabalhador da subsecretaria de Trabalho e Renda. Viemos conhecer e vermos o que podemos fazer pelos nossos trabalhadores de lá, como inserção no mercado de trabalho, qualificação profissional, aproveitando também nossa vocação natural. Os maiores empregadores do município são uma olaria (fábrica de tijolos) e a prefeitura. Queremos melhorar esse quadro de empregabilidade -, disse Jomar Suisso Antunes, que já foi presidente da Câmara Municipal de Cardoso Moreira.

A enfermeira Rosemere Ribeiro destacou a importância da qualificação profissional. “Temos uma Ong no município a LIliosa Ribeiro Freitas (uma homenagem a minha avó) em que estamos buscando seu cadastro junto ao Conselho Estadual de Educação para implementarmos cursos de qualificação profissional para a população. Viemos trocar experiências para incentivar a economia local”, informou.

Nesta sexta-feira, a CTM também realizou em parceria com algumas empresas, a seleção para inserção de trabalhadores em vagas de emprego para soldador, caldeireiro e pintor industrial.