Vigilância e Prevenção das Violências comemora Lei Maria da Penha

16/08/2019 14:41:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo/Secom

O objetivo é reforçar a importância das notificações sobre violência contra a mulher

A Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências, vinculada à Secretaria de Saúde, realizará nesta segunda-feira (19), de 9h às 12h, um encontro no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), para comemorar a sanção da Lei Maria da Penha. O objetivo é conscientizar os profissionais sobre a importância das notificações sobre dos casos no município.

A Lei Maria da Penha, denominação popular da lei número 11.340, de 7 de agosto de 2006, é um dispositivo legal brasileiro que visa aumentar o rigor das punições sobre crimes domésticos. A coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências, Ananda Resende, explica que o encontro tem a finalidade ainda de aproximar os profissionais e tirar suas principais dúvidas.

Todos os dados colhidos pelos órgãos são concentrados na Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências e que o preenchimento da ficha é obrigatória pelos profissionais em casos suspeito ou confirmado de violência. Segundo Ananda, esses dados são importantes, pois através deles é que o município poder colaborar com a construção de políticas públicas para um determinado território.

Os encontros da Área Técnica de Vigilância e Prevenção das Violências seguem ao longo do ano, nas seguintes datas.

16 de setembro - "Conscientização do Dia Mundial de Combate ao Suicídio"

14 de outubro - "Conscientização do Dia Nacional de Luta contra a Violência contra a Mulher"

9 de dezembro - "Conscientização do Dia Nacional de Mobilização dos Homens Pelo Fim da Violência contra as Mulheres"

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 2765-8700, ramal: 239, de 9h às 17h, no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), primeiro andar.