Vigilância patrimonial da Guarda tem 250 homens

06/05/2008 14:12:21 - Jornalista: Claudia Liese

Os agentes do Departamento de Vigilância Patrimonial (Depatri) da Guarda Municipal de Macaé realizam todos os dias encontro de trabalho onde são planejadas as ações. Pontualmente às 8h, com os guardas já em forma, é feito o hasteamento da bandeira, apuração de faltas, leitura da ordem do dia e orientações para os procedimentos em seus postos de trabalho.

São 250 guardas em escala de revezamento de 24 por 72 horas ou 12 por 36 horas, que atendem a 55 postos em todo o município, entre eles a sede da prefeitura, secretarias municipais, Parque da Cidade, Centro de Convenções, escolas municipais, postos de saúde, hospitais, entre outros locais.

Cada plantão é composto por equipe de trabalho, com aproximadamente 50 agentes. São quatro equipes chefiadas por um inspetor e um sub-inspetor. Existem, ainda, aqueles que estão de licença médica. O diretor-presidente da Guarda Municipal de Macaé, Luis Cláudio de Carvalho Costa afirma que o contato direto dos agentes com as chefias eleva a auto-estima, promovendo confiança, além de melhorar o planejamento do trabalho.

- São muito importantes as reuniões diárias promovidas pelo Depatri para que possam constatar como está individualmente cada agente. O trabalho é realizado diretamente com a população e para exercer bem é preciso que eles estejam motivados e orientados. Este é o papel da boa chefia: proporcionar ambiente saudável para que os agentes possam passar os seus problemas e ajudá-los a resolver quaisquer que sejam eles, explica o diretor-presidente.

Bom desempenho traz confiança

O diretor do Depatri, coronel José Maria, alerta sobre a necessidade de um bom desempenho da chefia para que o grupo esteja agregado. “A importância das chefias é primordial para um bom andamento dos serviços. Quando os agentes confiam em seus chefes o trabalho corre de maneira mais leve. Aqui na Guarda Municipal estamos sempre abertos para ajudar a todos os agentes, e eles sabem que podem contar conosco”, informa o coronel José Maria

O gerente do Depatri, GM Monteiro, explica que a parada realizada todos os dias é fundamental para o cumprimento das missões a serem realizadas individualmente ou em grupo. .

- O trabalho é feito com planejamento. Existe toda uma doutrina para que os agentes possam interagir com as chefias. Toda manhã são realizadas verificação no grupo e individual, verificando como o guarda se encontra. Se ele estiver com algum problema, seja físico ou psicológico, é encaminhado para tratamento.

É primordial que os guardas saibam que existe uma liderança que dá as ordens sim, mas que também está ali para quando eles necessitarem. Não podemos esquecer que os agentes são funcionários da Guarda Municipal, mas prestam serviços em outros locais. Problemas acontecem e nós estamos sempre prontos a resolver da melhor maneira possível. Nossa preocupação principal é que os agentes sirvam bem no local em que está trabalhando e também que eles tenham satisfação pessoal com o trabalho, destaca Monteiro.