Vigilância Sanitária orienta os consumidores na Semana Santa

31/03/2010 09:44:03 - Jornalista: Cristian Kupfer

Foto: Luiz Bispo

No ato das compras é necessário escolher o estabelecimento que utilize como critério a limpeza e organização do ambiente e a higiene dos atendentes

Tendo em vista a proximidade da Semana Santa e o consequente aumento do consumo de peixes neste período do ano, a secretaria de Saúde e a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) da Prefeitura de Macaé fazem algumas recomendações para os consumidores.

- A Covisa tem realizado ações diariamente neste período. O consumidor também deve ficar atento, desde o momento da compra, até o preparo dos alimentos, disse o Coordenador Geral da Vigilância Sanitária, Leandro Costa.

Ele ressalta ainda que os peixes de modo geral, são alimentos com alto teor protéico e, consequentemente, se deterioram rapidamente. Durante a compra, o transporte e a preparação dos pescados, os consumidores devem estar atentos a vários detalhes de grande importância visando à preservação da qualidade e segurança dos peixes.

Segundo o Chefe de Divisão de Alimentos da Covisa, Bruno Paes, alimentos como pescados são sempre sinônimos de saúde. Para garantir que estejam realmente adequados para serem consumidos sem causar danos à saúde, é necessário ficar atento ao consumir.

- No ato das compras é necessário escolher o estabelecimento que utilize como critério a limpeza e organização do ambiente e a higiene dos atendentes. Sempre verificar se os pescados estão expostos em bancas limpas, com gelo ou em balcões refrigerados e nunca consumir pescado de origem duvidosa ou desconhecida, orientou o chefe de Divisão de Alimentos da Covisa.

Ele lembra ainda que se o pescado for destinado ao consumo cru, submeter ao congelamento prévio a uma temperatura de -20° C, por sete dias e evitar o consumo de pescado cru que não tenha sido submetido ao congelamento prévio.

Veja as orientações da Coordenadoria de Vigilância Sanitária:

Peixe Fresco
Guelras vermelho vivo;
Escamas bem firme e resistente. Devem estar translúcidas e brilhantes;
Olhos devem ocupar toda cavidade, e ser salientes e brilhantes;
Pele úmida, firme e bem aderida;
Cor e cheiro próprios;

Peixe Salgado
Coloração uniforme, integro e seco;
Ausência de mofo;
Ausência de manchas escuras ou avermelhadas;
Ausência de limosidade superficial, amolecimento e odor desagradável;

Crustáceos (Lagosta, Camarão, Caranguejos e Siri)
Aspecto brilhante e úmido;
Corpo em curvatura natural, rígida, artículos firmes e resistentes;
Coloração própria da espécie (não deve apresentar manchas ou pigmentação estranha);
Olhos vivos e destacados;
Cheiro próprio e suave;

Moluscos (Polvo, Lula)
Pele lisa e úmida;
Cheiro próprio e agradável;
Carne consistente e elástica;
Coloração própria da espécie (não deve apresentar manchas ou pigmentação estranha).